EXTENSARTE DO RIO GRANDE DO NORTE: Ciclo de estudos, palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas sobre arte, cultura e patrimônio histórico

Coordenadora

Profª. Msc. Maria Helena de Freitas

Descrição

O Projeto de Extensão intitulado EXTENSARTE DO RN tem como proposta promover atividades variadas como: ciclo de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, encontros e reflexões em torno da produção artística, literária e cultural e, enfaticamente, propiciar uma constante discussão em torno da preservação do patrimônio histórico no cenário do estado do Rio Grande do Norte. Entendemos que a arte e a cultura de um modo geral promove o desenvolvimento individual e coletivo do homem no meio social onde está inserido. Nesse sentido, a relevância deste Projeto de Extensão justifica-se por fornecer aos alunos da UERN e alunos da comunidade em geral subsídios teórico-práticos que possibilitem o conhecimento em torno da Literatura, Linguagem, Cultura, Música, Artes Visuais, Dança, Teatro, entre outras manifestações artístico-culturais desenvolvidas em nosso estado, bem como uma atual reflexão de como se encontra o patrimônio histórico do Rio Grande do Norte. Para tanto, consideramos que a arte expressa na literatura, linguagem, cultura, música, pintura, dança, artesanato, dentre outras formas de expressão, são veículos em que o homem organiza e compreende o mundo, pois ambas representam importantes instrumentos de reaproximação à vida como um todo, tendo em vista que ?o deslocamento de horizonte provocado pela arte, pela interação que mobiliza o sujeito do desejo, ressitua o leitor e faz com que ele possa atualizar a sua visão de mundo no ângulo da sua historicidade, de sua experiência, dando-lhe também vida nova? (YUNES, 2003, p. 12, grifos nossos).