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Apresentação

Código:
102810-0

Modalidade: 
Bacharelado

Carga Horária Total:
2910 horas

Tempo do Curso:
Entre 3 e 4,5 anos (máximo)

Objetivo do Curso:

OBJETIVO GERAL
Disponibilizar no mercado de trabalho, profissionais com competência crítica e criativa para pesquisar e compreender temas relacionados às Ciência e Tecnologia, bem como desenvolver, operacionalizar e administrar, aplicações instrumentais, que conduzam à resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Formar bacharéis críticos e criativos, fundamentados em uma visão humanitária, ética, comprometidos com a preservação do meio ambiente e o seu desenvolvimento sustentável;
• Habilitar profissionais para desempenhar, com competência, funções específicas em áreas estratégicas da Ciência e Tecnologia;
• Oferecer ao mercado de trabalho, profissionais capacitados a compreender e resolver questões relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, com soluções inovadoras e eficazes;
• Instrumentalizar indivíduos a coordenar e gerenciar projetos que demandem conhecimentos em ciência e tecnologia;
• Contribuir com a produção de conhecimento sistematizado sobre ciência, tecnologia e inovação tecnológica, de modo que venha assegurar uma formação acadêmica capaz de elevar a qualidade de serviços técnicos para inovação tecnológica.

Perfil do Formando:

O perfil aqui definido se ancora, principalmente, nos Referenciais orientadores para os bacharelados interdisciplinares e similares1, documento que, em 2010, foi elaborado por um grupo de trabalho formalmente designado para pensar esses bacharelados, e nas Diretrizes para a graduação em Engenharia2, documento de 2019. Cabe destacar que, até a presente data, não existem diretrizes específicas para esses bacharelados e/ou para os cursos de graduação em Ciência e Tecnologia.

Assim sendo, fundamentado por uma formação com forte base científica e tecnológica, com densidade teórica e rigor metodológico, o egresso do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) estará habilitado a aplicar os conhecimentos construídos ao longo da graduação e a atuar de maneira efetiva, propositiva e interventiva por meio de uma visão contextualizada da sociedade moderna, tendo como princípio uma postura ética e socialmente comprometida, na realização de tarefas e na solução de problemas.

Campo de Atuação:

  •  Atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, em especial na área de Ciência e Tecnologia (C&T), como pesquisador, gestor e consultor;
  •  Atuar em atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu;
  •  Atuar no comércio (vendas, gerenciamento e serviços relacionados a produtos na área de C&T ou em outras áreas que exijam a postura de um profissional formado em nível superior);
  •  Dar continuidade aos seus estudos em qualquer instituição superior, optando por um dos cursos de graduação em áreas afins, onde estaria em contato com conteúdos de formação mais específicos, tendo em vista o BC&T ser um curso interdisciplinar;
  •  Empreender seu próprio negócio em C&T;
  •  Ocupar cargos de tecnologista em instituições de pesquisa;
  •  Fazer cursos de ensino superior preparados para funcionarem como segundo ciclo de formação, ou ciclo de formação específica, em que o reingresso seja a única forma de acesso; e
  • Ocupar cargos de nível superior oferecidos em concursos públicos.

 

Atribuições do profissional formado:

  • O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico. Os egressos desse curso devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia, de tal forma que possam continuar suas atividades de pesquisa e/ou estudos de níveis especializados e pós-graduação ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Assim sendo, foram definidas competências e habilidades que possam contribuir para a formação do perfil almejado. Essa definição se fundamenta nos documentos mencionados na seção anterior, quais sejam, nos Referenciais orientadores para os bacharelados interdisciplinares e similares1, documento que, em 2010, foi elaborado por um grupo de trabalho formalmente designado para pensar esses bacharelados e nas Diretrizes para a graduação em Engenharia2, documento de 2019.
  • Portanto, visando a formação dos estudantes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia em consonância com os objetivos do curso e o perfil esperado dos egressos, a estrutura curricular do curso foi desenvolvida de forma a auxiliar os estudantes no desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
  • 1. capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contemporânea;
  • 2. capacidade de comunicação e argumentação em suas múltiplas formas;
  • 3. capacidade de atuar em áreas de fronteira e interfaces de diferentes disciplinas e campos de saber;
  • 4. atitude investigativa, de prospecção, de busca e produção do conhecimento;
  • 5. capacidade de trabalho em equipe e em redes; 6. capacidade de reconhecer especificidades regionais ou locais, contextualizando e relacionando com a situação global;
  • 7. atitude ética nas esferas profissional, acadêmica e das relações interpessoais;
  • 8. comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente;
  • 9. postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho;
  • 10. capacidade de tomar decisões em cenários de imprecisões e incertezas;
  • 11. sensibilidade às desigualdades sociais e reconhecimento da diversidade dos saberes e das diferenças étnico-culturais;
  • 12. capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das atividades profissionais;
  • 13. capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro setor.
  • A proposta dos Bacharelado Interdisciplinares de construir as competências e saberes gerais e básicos de grandes áreas de conhecimento dialoga de forma harmoniosa com a perspectiva de formar profissionais para atuarem na contemporaneidade, na sociedade do conhecimento. A formação de base das várias ciências, conhecimento de origem humanística e, posterior, afunilamento em conhecimentos aplicáveis das engenharias permite uma melhor adequação desse profissional no mundo do trabalho, pois terá mais flexibilidade e melhor visão do contexto que o cerca.