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Apresentação

Ciência da Computação – Campus Avançado de Natal

Código:
57606

Grau Acadêmico: 
Bacharelado

Modalidade: 
Presencial

Carga Horária Total:
3200 horas

Tempo do Curso:
Entre 4 e 6 anos (máximo)

Correio Eletrônico:
dcc_natal@uern.br

 

Objetivo do Curso:

Objetivo Geral

Formar profissionais com qualificação técnica, acadêmica e humana, habilitados a formular soluções computacionais aplicadas à pesquisa científica, mercado e sociedade.

Objetivos Específicos

  • Apresentar os fundamentos da Computação para fomentar os conhecimentos e a competência técnica para o desenvolvimento de soluções computacionais;
  • Oportunizar a formação discente nas mais diferentes áreas da Computação considerando o contexto interdisciplinar;
  • Desenvolver conhecimentos e competências necessárias a construção de soluções utilizando a metodologia da pesquisa científica;
  • Desenvolver a capacidade de permear entre as mais diversas áreas de conhecimento tendo por base o suporte tecnológico para a elaboração de soluções inovadoras;
  • Semear os conhecimentos, habilidades e competências técnicas necessárias para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador nas suas mais amplas vertentes, permitindo ao egresso tanto a criação de empreendimentos como atuar em empresas inovadoras e disruptivas;
  • Capacitar a atuação com profissionais de diferentes áreas para identificar oportunidades do mercado, atendendo às necessidades da sociedade e sabendo trabalhar em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem de forma contínua e autônoma sobre métodos, instrumentos, tecnologias de infraestrutura e domínios de aplicação da computação, além de se adequar rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho;
  • Estimular os alunos a definir o pensar/fazer a partir da compreensão lógica dos sistemas de informações e das necessidades empresariais, projetando de forma correta a construção de sistemas
  • Garantir aos estudantes a capacitação ética e técnica necessárias à aplicação e/ou criação de sistema de segurança da informação no contexto do mercado;
  • Oferecer um ambiente acadêmico onde os alunos possam desenvolver um elevado grau de independência na aquisição de novos conhecimentos, e que adquiram a capacidade de resolver problemas em situações reais, usando a criatividade e aplicando os conhecimentos adquiridos.

 

Perfil do Profissional a ser Formando:

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e para as vocações da UERN, espera-se que os egressos dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação possuam características que abranjam os aspectos gerais, técnicos e ético-sociais apresentados a seguir:

  • Adquiram sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolve;
  • Possuam visão global e interdisciplinar de sistemas e entendam que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação;
  • Aprendam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise;
  • Conheçam os fundamentos teóricos da área de Computação e relacionem esses fundamentos com a prática;
  • Reflitam, segundo a ética, na construção de sistemas de computação por entender que eles geram impacto, direta ou indiretamente, nas pessoas;
  • Possuam a capacidade de criar soluções para problemas complexos que têm muitas relações entre domínios de conhecimento teórico e de conhecimento prático;
  • Reconheçam que é fundamental a inovação e a criatividade, e entendam as perspectivas de negócios e oportunidades empreendedoras.

 

Atribuições do profissional formado:

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve possibilitar uma formação profissional que revele as habilidades e competências para:

  1. Identificar problemas que tenham solução algorítmica;
  2. Resolver problemas usando ambientes de programação;
  3. Tomar decisões e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação, consciente dos aspectos éticos, legais e dos impactos ambientais decorrentes;
  4. Avaliar criticamente projetos de sistemas de computação;
  5. Ser capaz de realizar trabalho cooperativo e entender os benefícios que este pode produzir;
  6. Compreender os fatos essenciais, os conceitos, os princípios e as teorias relacionadas à Ciência da Computação para o desenvolvimento de software e hardware e suas aplicações;
  7. Identificar e analisar requisitos e especificações para problemas específicos e planejar estratégias para suas soluções;
  8. Aplicar os princípios de interação humano-computador para avaliar e construir uma grande variedade de artefatos computacionais;
  9. Preparar e apresentar seus trabalhos, problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos apropriados (oral e escrito);
  10. Empregar metodologias que visem garantir critérios de qualidade ao longo de todas as etapas de desenvolvimento de uma solução computacional;
  11. Especificar, projetar, implementar, manter e avaliar sistemas de computação, empregando teorias, práticas e ferramentas adequadas;
  12. Conhecer os limites da Computação;
  13. Compreender os fatos essenciais, os conceitos, os princípios e as teorias relacionadas à Ciência da Computação para o desenvolvimento de software e hardware e suas aplicações;
  14. Entender a importância do Pensamento Computacional no cotidiano da sociedade e sua aplicação em circunstâncias apropriadas e em domínios diversos;
  15. Analisar quando um sistema baseado em computadores atende os critérios definidos para seu uso corrente e futuro (adequabilidade);
  16. Aplicar temas e princípios recorrentes, como abstração, complexidade, princípio de localidade de referência (caching), compartilhamento de recursos, segurança, concorrência, evolução de sistemas, entre outros, e reconhecer que esses temas e princípios são fundamentais à área de Ciência da Computação.

 

Estrutura Curricular