1 – Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC
Equipe
Coordenador
Prof. Dr. Allan Solano Souza
E-mail: allansouza@uern.br
Vice-coordenador
Prof. Dr. Júlio Ribeiro Soares
E-mail: julioribeiro@uern.br
Secretária
TNS Adiza Cristiane Avelino Bezerra
E-mail: adizabezerra@uern.br
contato: educacao@mestrado.uern.br / (84) 3314.3452
APRESENTAÇÃO
Os processos formativos em contextos locais precisam ser investigados de maneira circunstanciada para se apreender as peculiaridades que marcam os sujeitos e suas práticas sociais, constituindo-se em intervenções no âmbito das políticas, do currículo, da gestão, da docência, da diversidade e da inclusão, seja no espaço escolar ou não escolar, tendo sempre no horizonte a melhoria da qualidade da educação básica e superior de nosso país.
Os contextos locais não passam pela mera agregação geográfica, o que os levaria a ser confundidos com a esfera regional, incorrendo-se na esteira do localismo por si mesmo. São instâncias que abrem perspectivas para o conhecimento que estabelece relações com as múltiplas determinações de uma determinada realidade. Os contextos locais não se circunscrevem apenas ao local enquanto espaço geográfico de uma cidade, por exemplo, mas são referências que podem variar em suas escalas. Dessa forma, os contextos locais podem referir-se ao que particularizam as cidades, as regiões, o país.
2- Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO
Equipe
Coordenador
Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho
E-mail: guilhermepaiva@uern.br
Vice-coordenador
Secretária
TNM Adna Raquel Moraes Barreto
E-mail: adnamorais@uern.br
APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (POSENSINO), associação UERN, UFERSA e IFRN, assume como compromisso o desenvolvimento da pesquisa teórico-prática nos diversos níveis, modalidades e áreas de ensino, dando ênfase no processo ensino-aprendizagem na escola pública. Pretende ainda possibilitar uma visão integradora e interdisciplinar da ação docente, capacitando para a docência e para a pesquisa na área de Ensino nos múltiplos espaços da escola pública.
Público-alvo: Os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino ofertados no POSENSINO são destinados aos profissionais, portadores de diploma de graduação e mestrado, respectivamente, obtidos em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, que atuam ou tenham interesse em atuar em instituições públicas de ensino.
3- Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI
Equipe
Coordenador
Profª. Drª Francisca Maria Gomes Cabral
E-mail: franciscacabral@uern.br
Vice-coordenador
Profª Draª Giovana Carla Cardoso Amorim
E-mail: giovanacarla@uern.br
Secretária
TNM Eloisa Cristina Granjeiro Braga Sobral
E-mail: eloisabraga@uern.br
APRESENTAÇÃO
O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) possui como justificativa principal o aumento expressivo de matrículas de pessoas com deficiência na Educação Básica e Superior. Além disso, promove também estudos acerca das temáticas relacionadas com a diversidade humana. Por essa razão, implica em uma demanda de aprimoramento profissional dos professores em todo o território nacional, sendo uma formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
O PROFEI é um curso de ensino híbrido com oferta simultânea nacional, constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior que confere o título de Mestre/a em Educação Inclusiva.
O curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva tem como objetivo principal oferecer primordialmente formação continuada e em serviço para professores/as da rede pública de educação básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento de Estudantes Público Alvo da Educação Especial EPAEE) no contexto escolar, pomovendo situações de ensino e aprendizagens com vistas à inclusão desses estudantes.