Matemática – Mossoró
Código: 101120-0
Modalidade: Licenciatura
Carga Horária Total: 4140 horas
Tempo do Curso: Entre 4 e 6 anos (máximo)
Email: dme@uern.br
- Projeto Pedagógico 2006 (Atualizado em 2016)
- Projeto Pedagógico 2022 (Aprovado pela Res. Nº 26/2021 – UERN/CONSEPE)
Objetivo do Curso:
Os cursos de formação de professores devem ter como objetivos:
1. Constituir competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
2. Compreender o papel social da escola, com o domínio do conhecimento pedagógico;
3. Conhecer dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional;
4. Dominar os conteúdos a serem socializados e seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.
O Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura, tem por objetivos principais:
1. Formar profissionais em Matemática aptos para o exercício do magistério nos níveis dos Ensinos Fundamental e Médio;
2. Assegurar uma sólida formação para que os licenciados sejam capazes de exercer uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social,
econômica e cultural, e com o auxílio do conhecimento Matemático em sua plenitude, possam atuar efetivamente no sentido de melhorar as condições de ensino e aprendizagem
vigentes, visando o desenvolvimento de princípios éticos e de solidariedade para o exercício pleno da cidadania.
Perfil do Formando:
O professor de Matemática, precisa ser um profissional com grande competência para formular questões que estimulem a reflexão de seus alunos, que possua sensibilidade para apreciar a originalidade e a diversidade na elaboração de hipóteses e de proposições de soluções aos problemas.
Além disso, necessita ser capaz de criar ambientes e situações de aprendizagem matematicamente rica. Também terá que possuir uma ampla capacidade para dar resposta ao imprevisto e para desenhar modelos que se adaptem às incertas e mutantes condições de aprendizagem que ocorrem nas aulas de Matemática.
Deve ainda ser capaz de instigar a curiosidade de seus alunos para os tópicos trabalhados em sala de aula, através de situações problemas que introduzam o conteúdo e permitam, aos mesmos, a livre investigação, com a criação de hipóteses, formulação de abordagens diversas, abstrações e generalizações.
Campo de Atuação:
- Em nível nacional, as maiores necessidades de formação de professores em cursos de licenciatura plena foram evidenciadas exatamente nas licenciaturas na área das Ciências e da Matemática, que incluem os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática. (INEP/2003). No contexto regional e local, acredita-se que esta realidade se mantém, pois, nossa interação com escolas da educação básica da cidade de Mossoró e da região, têm evidenciado a carência de professores com licenciatura em Matemática para atuar no ensino de Matemática. Esta situação e outros fatores (profissionais atuando no exercício do magistério sem a titulação específica) impulsionaram, na UERN, a discussão que culminou com a criação do curso de Licenciatura em Matemática dentro do Programa Especial de Formação Profissional para a Educação Básica – PROFORMAÇÃO, ofertados nas cidades de: Mossoró, Assu, Caicó e Currais Novos.
- Além disso, o empenho dos governos na realização de concursos públicos para contratação de professores nestas áreas nos últimos anos, ainda não atingiu um quadro que possa atender à demanda do Estado, sendo mais uma evidência que reforça esta nossa afirmação.
Atribuições do profissional formado:
- O currículo do Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura da FANAT-UERN, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso,
- visa desenvolver no professor de Matemática as competências e habilidades de:
- 1. Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
- 2. Trabalhar em equipes multidisciplinares;
- 3. Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
- 4. Identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise das mais variadas situações-problema;
- 5. Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
- 6. Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade, dentro destes contextos cognitivos, ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial;
- 7. Capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem;
- 8. Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para o ensino nos níveis fundamental e médio;
- 9. Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
- 10. Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;
- 11. Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para o ensino nos níveis fundamental e médio;
- 12. Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução, que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos, tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média;
- 13. Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
- 14. Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola de ensino fundamental e de ensino médio;
- 15. Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar;
- 16. Domínio dos conteúdos básicos de matemática, estatística, informática, física e disciplinas pedagógicas;
- 17. Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias;
- 18. Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos;
- 19. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática, atendendo aos diferentes níveis de cognição dos alunos;
- 20. Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprio da criança e do adolescente;
- 21. Conhecimento das propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes, podendo formular a sua própria concepção diante das correntes existentes.
Estrutura Curricular
Curso: | [101120-0] Matemática – Licenciatura | ||||
---|---|---|---|---|---|
Matriz Curricular: | 2022.2 [Válida para ingressantes a partir de 2022.1] | ||||
Campus/Cidade | Campus Central – Mossoró | ||||
Faculdade | Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT |
Obrigatórias: | 3240 horas | ||||
---|---|---|---|---|---|
Optativas: | 480 horas | ||||
Ativ. Complementares: | 180 horas | ||||
Total a integralizar: | 3900 horas | ||||
Eletivas: | 240 horas |