EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Apresentação

Matemática – Mossoró

Código: 101120-0

Modalidade: Licenciatura

Carga Horária Total: 4140 horas

Tempo do Curso: Entre 4 e 6 anos (máximo)

Email:  dme@uern.br

Objetivo do Curso:

Os cursos de formação de professores devem ter como objetivos:
1. Constituir competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
2. Compreender o papel social da escola, com o domínio do conhecimento pedagógico;
3. Conhecer dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional;
4. Dominar os conteúdos a serem socializados e seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.
O Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura, tem por objetivos principais:
1. Formar profissionais em Matemática aptos para o exercício do magistério nos níveis dos Ensinos Fundamental e Médio;
2. Assegurar uma sólida formação para que os licenciados sejam capazes de exercer uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social,
econômica e cultural, e com o auxílio do conhecimento Matemático em sua plenitude, possam atuar efetivamente no sentido de melhorar as condições de ensino e aprendizagem
vigentes, visando o desenvolvimento de princípios éticos e de solidariedade para o exercício pleno da cidadania.

Perfil do Formando:

O professor de Matemática, precisa ser um profissional com grande competência para formular questões que estimulem a reflexão de seus alunos, que possua sensibilidade para apreciar a originalidade e a diversidade na elaboração de hipóteses e de proposições de soluções aos problemas.

Além disso, necessita ser capaz de criar ambientes e situações de aprendizagem matematicamente rica. Também terá que possuir uma ampla capacidade para dar resposta ao imprevisto e para desenhar modelos que se adaptem às incertas e mutantes condições de aprendizagem que ocorrem nas aulas de Matemática.

Deve ainda ser capaz de instigar a curiosidade de seus alunos para os tópicos trabalhados em sala de aula, através de situações problemas que introduzam o conteúdo e permitam, aos mesmos, a livre investigação, com a criação de hipóteses, formulação de abordagens diversas, abstrações e generalizações.

Campo de Atuação:

  • Em nível nacional, as maiores necessidades de formação de professores em cursos de licenciatura plena foram evidenciadas exatamente nas licenciaturas na área das Ciências e da Matemática, que incluem os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática. (INEP/2003). No contexto regional e local, acredita-se que esta realidade se mantém, pois, nossa interação com escolas da educação básica da cidade de Mossoró e da região, têm evidenciado a carência de professores com licenciatura em Matemática para atuar no ensino de Matemática. Esta situação e outros fatores (profissionais atuando no exercício do magistério sem a titulação específica) impulsionaram, na UERN, a discussão que culminou com a criação do curso de Licenciatura em Matemática dentro do Programa Especial de Formação Profissional para a Educação Básica – PROFORMAÇÃO, ofertados nas cidades de: Mossoró, Assu, Caicó e Currais Novos.
  • Além disso, o empenho dos governos na realização de concursos públicos para contratação de professores nestas áreas nos últimos anos, ainda não atingiu um quadro que possa atender à demanda do Estado, sendo mais uma evidência que reforça esta nossa afirmação.

 

Atribuições do profissional formado:

  • O currículo do Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura da FANAT-UERN, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso,
  • visa desenvolver no professor de Matemática as competências e habilidades de:
  • 1. Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
  • 2. Trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • 3. Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
  • 4. Identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise das mais variadas situações-problema;
  • 5. Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • 6. Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade, dentro destes contextos cognitivos, ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial;
  • 7. Capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem;
  • 8. Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para o ensino nos níveis fundamental e médio;
  • 9. Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
  • 10. Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;
  • 11. Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para o ensino nos níveis fundamental e médio;
  • 12. Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução, que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos, tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média;
  • 13. Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  • 14. Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola de ensino fundamental e de ensino médio;
  • 15. Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar;
  • 16. Domínio dos conteúdos básicos de matemática, estatística, informática, física e disciplinas pedagógicas;
  • 17. Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias;
  • 18. Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos;
  • 19. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática, atendendo aos diferentes níveis de cognição dos alunos;
  • 20. Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprio da criança e do adolescente;
  • 21. Conhecimento das propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes, podendo formular a sua própria concepção diante das correntes existentes.

 

Estrutura Curricular
Curso:  [101120-0] Matemática – Licenciatura
Matriz Curricular:  2022.2 [Válida para ingressantes a partir de 2022.1]
Campus/Cidade  Campus Central – Mossoró
Faculdade  Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT

 

Obrigatórias:  3240 horas
Optativas:  480 horas
Ativ. Complementares:  180 horas
Total a integralizar:  3900 horas
Eletivas:   240 horas

 

Código  Disciplina/Atividade CH Aplicação  Situação
01º Semestre
0801098-1  Álgebra Vetorial e Geometria Analítica  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0801124-1  Introdução à Educação Matemática  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0801099-1  Lógica Matemática  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0801100-1  Matemática Básica I  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0301104-1  Psicologia da Educação  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0301008-1  Sociologia da Educação  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
02º Semestre
0801102-1  Aritmética  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801113-1  Cálculo Diferencial e Integral I  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0301014-1  Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0801126-1  Laboratório de Prática de Ensino-aprendizagem em Matemática I  105  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0801103-1  Linguagem de Conjuntos  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801101-1  Matemática Básica II  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
03º Semestre
0801111-1  Álgebra Linear I  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801114-1  Cálculo Diferencial e Integral II  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801107-1  Geometria Euclidiana I  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801127-1  Laboratório de Prática de Ensino-aprendizagem em Matemática II  105  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801110-1  Matemática Discreta  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801104-1  Matemática Financeira  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
04º Semestre
0801112-1  Álgebra Linear II  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801115-1  Cálculo Diferencial e Integral III  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801109-1  Desenho Geométrico  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801108-1  Geometria Euclidiana II  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801117-1  Introdução às Equações Diferenciais  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801128-1  Laboratório de Prática de Ensino-aprendizagem em Matemática III  105  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
05º Semestre
0801116-1  Cálculo Diferencial e Integral IV  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801119-1  Estatística Descritiva  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801118-1  Estruturas Algébricas I  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801122-1  Introdução à Algoritmos e Linguagem de Programação  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801129-1  Laboratório de Prática de Ensino-aprendizagem em Matemática IV  105  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0401033-1  Produção Textual  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
06º Semestre
0801123-1  Cálculo Numérico  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801125-1  Didática da Matemática  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801121-1  Introdução à Análise Matemática  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801120-1  Introdução à Probabilidade  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0401089-1  Língua Brasileira de Sinais  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0801133-1  Metodologia do Trabalho Científico  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
07º Semestre
0801135-1  Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I  210  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801130-1  Filosofia da Educação Matemática  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0802137-1  Física Geral I  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801131-1  Tecnologias no Ensino de Matemática  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801137-1  Trabalho de Conclusão de Curso I  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
08º Semestre
0801136-1  Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática II  210  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0802138-1  Física Geral II  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801132-1  Introdução à História da Matemática  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801134-1  Modelagem Matemática na Educação Básica  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0801138-1  Trabalho de Conclusão de Curso II  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
Outros Componentes
0801140-1  Análise no Espaço Rn  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801141-1  Análise Real II  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801152-1  Aprendizagem da Matemática  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801155-1  Artes e Educação Matemática  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0805014-1  Computação Gráfica  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0301069-1  Concepções e Práticas da Educação de Jovens e Adultos  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801153-1  Educação Matemática Crítica  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801150-1  Educação Matemática e Inclusão  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801142-1  Equações Diferenciais Ordinárias  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801143-1  Espaços Métricos  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801144-1  Estruturas Algébricas II  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0702054-1  Ética  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801151-1  Etnomatemática  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0702065-1  Filosofia da Ciência  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0802139-1  Física Experimental I  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0802140-1  Física Experimental II  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0802141-1  Física Experimental III  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0802142-1  Física Geral III  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801145-1  Funções de Uma Variável Complexa  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0301036-1  Fundamentos da Educação  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801154-1  Geometria Descritiva  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0301012-1  História da Educação Brasileira  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0802125-1  Introdução à Astronomia  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801139-1  Introdução à Geometria Diferencial  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801146-1  Introdução às Equações Diferenciais Parciais  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801157-1  Métodos Estatísticos  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801147-1  Modelagem em Educação Matemática  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801149-1  Modelagem Matemática  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0301034-1  Pesquisa Educacional  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0301015-1  Política e Planejamento da Educação  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801156-1  Probabilidade II  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801148-1  Resolução de Problemas no Ensino de Matemática  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0805061-1  Teoria dos Grafos  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801158-1  Unidade Curricular de Extensão I  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801159-1  Unidade Curricular de Extensão II  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801160-1  Unidade Curricular de Extensão III  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801161-1  Unidade Curricular de Extensão IV  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801166-1  Unidade Curricular de Extensão IX  150  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801162-1  Unidade Curricular de Extensão V  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801163-1  Unidade Curricular de Extensão VI  90  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801164-1  Unidade Curricular de Extensão VII  30  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801165-1  Unidade Curricular de Extensão VIII  120  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801167-1  Unidade Curricular de Extensão X  180  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0801168-1  Unidade Curricular de Extensão XI  210  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.