Professores da Fanat participam do Programa de Formação de Formadores do PED Brasil

Professores dos cursos de Matemática da Fanat/Uern estão participando da semana de formação de professores do Programa de Especialização Docente (PED Brasil). Oito professores, sendo quatro da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat) do campus central e quatro do campus de Patu, estão envolvidos nesta iniciativa em São Paulo, capital. O encontro, que constitui uma das etapas do processo formativo, começou no dia 6 de junho e se estenderá até o dia 15 de junho.

O programa de formação de formadores do PED Brasil, com duração de dois anos, é voltado para equipes de docentes de Instituições de Ensino Superior interessadas em oferecer cursos de especialização. A formação apresenta o currículo do PED Brasil, demonstrando as práticas pedagógicas e a base de conhecimento que sustentam o curso de especialização. Este formato imersivo permite interações colegiadas e colaborativas entre pares da mesma instituição e de instituições diferentes.

Após concluir o programa de formação, a equipe de docentes estará capacitada para oferecer o curso de especialização do PED em suas localidades. Cada professor poderá atuar como instrutor ou mentor do programa, recebendo um certificado de curso de extensão do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, da Stanford Graduate School of Education.

O curso de especialização do PED Brasil é direcionado ao ensino de Matemática para professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Este programa é uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, em parceria com o Instituto Canoa, sendo oferecido em colaboração com secretarias de educação municipais e estaduais.

Segundo o professor Rivaldo, do curso de Matemática da Fanat, “a participação dos professores da UERN neste programa representa um avanço na formação de formadores e na melhoria da qualidade do ensino de Matemática em nossa região.” Ele acrescenta: “Este esforço conjunto visa fortalecer o ensino e contribuir para o desenvolvimento educacional local, alinhando-se aos princípios e objetivos do PED Brasil.”