Pesquisa da Uern e Ufrn testa limites da aprendizagem de máquina na automatização de processos com mínima intervenção humana
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ofereceu docentes, alunos e estrutura do Departamento de Informática para...
Pesquisa da Uern e Ufrn testa limites da aprendizagem de máquina na automatização de processos com mínima intervenção humana

Apresentação

Nossa História
Anos 70 e 80

Conforme resoluções 30/74 e 37/75, o curso de Ciências do Instituto de Ciências Exatas e Naturais – ICEN, posteriormente alterada a nomenclatura para Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT, teve seu conteúdo e implantação progressiva iniciada entre os anos de 1974 e 1975, com o objetivo de formar professores para as atividades, áreas de estudo das disciplinas do ensino de 1º e 2º graus, relacionados com o setor científico.

Em 07/05/1987, o Conselho Federal de Educação, através do parecer 397/87, reconheceu o curso de Ciências, com habilitações em licenciatura curta em Ciências e licenciatura plena em Matemática.

Anos 90

Para suprir as exigências da rede estadual de ensino, em 1992, através da Portaria 348/1992 – GR/FURRN, foram criadas as habilitações em Física, Química e Biologia para o curso de Licenciatura em Ciências, que já contava com a licenciatura em Matemática.

Posteriormente, as Resoluções 06 e 07/1993, desmembraram o curso de Ciências, criando os cursos de Licenciatura Plena em Química, Física e Biologia e reformularam a grade curricular do curso de Matemática.

A Resolução 14/1993 remanejou os alunos que ingressaram no curso de Ciências no ano de 1993 para os cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, ora autorizados.

Ainda em 1993, em decorrência do processo de estadualização da Universidade, o Instituto de Ciências Exatas e Naturais – ICEN foi transformado em Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT.

Até novembro do ano de 1997 apenas dois departamentos (Departamento de Matemática e Estatística – DME e Departamento de Ciências Naturais – DCN) congregavam os docentes dos cursos da FANAT, a partir de dezembro, a Resolução 08/1997 – CONSEPE, dividiu o DCN em três Departamentos – Física, Química e Biologia. 

Em 21/05/1998, a Resolução 05/1998 – CONSEPE cria o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, destinado a formar profissionais qualificados científica, técnica e politicamente para o exercício das atividades da área de informática. 

Anos 2000 e dias atuais

Em 2005, por meio da Resolução 055/2005 – CONSEPE, atendendo a carência existente na região de cursos na área de pesquisa, foi criado o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

Atualmente a FANAT, com 94 docentes e 28 técnicos, atende a mais de oitocentos alunos em seus 06 cursos de graduação, Licenciatura em Matemática, curso semestral, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química semestral, Licenciatura em Biologia, Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Ciências Biológicas.

Na Pós-graduação, quatro cursos de mestrado, Mestrado Profissional em Biologia – PROFBIO, Programa de Pós-graduação em Física – PPGF, Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais – PPGCN e Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação – PPGCC, proporcionam novas possibilidades científicas aos discentes da UERN e da região.


Estrutura

A estrutura administrativa da FANAT é dotada de cinco departamentos acadêmicos, Departamento de Informática, Departamento de Matemática e Estatística, Departamento de Ciências Biológicas, Departamento de Química e Departamento de Física, quatro salas de aulas e  Direção. Estão à disposição da FANAT para aulas durante os turnos matutino e vespertino 12 salas de aulas cedidas pela FAFIC.

Vinte e sete laboratórios são responsáveis pelo apoio as aulas e pesquisas na graduação e pós-graduação, Laboratório de Química Geral I, Laboratório de Mecânica, Laboratório de Biologia I – LABBIO I, Laboratório de Biologia II – LABBIO II, Laboratório de Física Moderna, Laboratório de Química Geral II, Laboratório de Informática – LABINFO, Laboratório de Otimização e Inteligência Artificial – LOIA, Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos – LORDI, Laboratório de Ensino de Computação – LEC, Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Laboratório de Ictiologia – LABIC, Laboratório de Cromatografia, Laboratório Catálise Ambiente e Materiais – LACAM, Lab. Eletroquímica Quím. Analítica – LEQA, Laboratório de Ecologia e Sistemática Vegetal – LESV, Laboratório de Sistemática e Ecologia Animal – LABSECO, Laboratório de Ensino de Ciências, Laboratório Mestrado Computação, Laboratório de Biologia Funcional – LABFU, Laboratório de Análises Magnéticas e Óptica – LAMOp, Laboratório de Engenharia de Software – LES, Laboratório de Mecânica – Oficina, Laboratório de Microbiologia e Parasitologia, Biotério, Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Plantas – LFBP e Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha.

Resoluções de Criação dos Cursos de Química, Física e Biologia:

Resolução 06/1993 – CONSEPE

Resolução 07/1993 – CONSEPE