EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

 

A história da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat) é marcada por crescimento e inovação. Fundada em 1974 como Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), a FANAT iniciou suas atividades com o curso de Ciências, destinado a formar professores de ciências para o ensino de 1º e 2º graus.

Em 1987, o curso de Licenciatura Curta em Ciências e ocurso de Licenciatura Plena em Matemática foram reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, solidificando a qualidade do ensino oferecido. Em 1992, surgiram três novas habilitações: Física, Química e Biologia, diversificando ainda mais a formação oferecida.

No ano seguinte, esses cursos foram separados em Licenciatura Plena em Química, Física e Biologia, e a grade curricular de Matemática foi reformulada. Com a estadualização da Universidade em 1993, o ICEN se transformou na Fanat, marcando uma nova fase de autonomia.

Até 1997, a Fanat contava com dois departamentos: Matemática e Estatística (DME) e Ciências Naturais (DCN). Ainda neste mesmo ano, o DCN foi dividido em três novos departamentos: Física, Química e Biologia, especializando ainda mais as áreas de ensino e pesquisa.

A Fanat continuou a se expandir, criando o curso de Bacharelado em Ciência da Computação em 1998 e o Bacharelado em Ciências Biológicas em 2005. Em 2008, a instituição lançou seus primeiros programas de pós-graduação stricto sensu em Física e Ciências da Computação, elevando o nível acadêmico da faculdade.

Atualmente, a Fanat oferece seis cursos de graduação e quatro cursos de mestrado, além de um curso de doutorado. Com uma trajetória de adaptação e compromisso com a excelência, a Fanat mantem-se firme na sua tarefa de formar profissionais qualificados e a contribuir ativamente para o desenvolvimento científico e educacional do Rio Grande do Norte e do Brasil.