Pós-Graduação

A Fanat conta com quatro programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela CAPES. Eles proporcionam oportunidades de estudos avançados e pesquisa científica em campos como Física, Ciências Naturais, Ciência da Computação e Ensino de Biologia. Com um corpo docente altamente qualificado, esses programas são estruturados para atender às necessidades de formação continuada dos graduados e promover a produção científica de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Programa de Pós-Graduação em Física — PPGF

Descrição: O PPGF oferece cursos de mestrado e doutorado com áreas de concentração em Física da Matéria Condensada, Astrofísica e Cosmologia. As linhas de pesquisa abrangem Materiais Magnéticos, Física Estatística, Materiais Dielétricos, Astrofísica Estelar e Cosmologia. Funcionando desde 2008, o programa possui uma vasta experiência na formação de mestres e doutores. A seleção de novos alunos ocorre duas vezes ao ano, proporcionando oportunidades de bolsas CAPES para os selecionados. A infraestrutura do programa é de alto nível, contando com laboratórios avançados, como o de Magnetismo e o de Microscopia Eletrônica, que permitem a realização de pesquisas de ponta em diversas áreas da Física, tanto no campo experimental quanto no teórico. O programa se destaca pela qualidade do ensino e pela excelência na pesquisa, preparando os discentes para carreiras acadêmicas e científicas de alto impacto.

Contato: ppg.fisica@uern.br

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais — PPGCN

O PPGCN visa formar profissionais inovadores capacitados para desenvolver atividades científico-tecnológicas interdisciplinares em Recursos Naturais. Com foco nas potencialidades regionais e no uso sustentável dos recursos, o programa atende a químicos, biólogos, farmacêuticos, engenheiros, agrônomos, gestores ambientais e veterinários, sejam recém-graduados ou buscando aprimoramento. Oferece o título de Mestre em Ciências Naturais, com concentração em Recursos Naturais, abrangendo diagnóstico e conservação ambiental, além do desenvolvimento de tecnologias ambientais para recursos hídricos, edáficos, biológicos e minerais. As linhas de pesquisa incluem Diagnóstico e Conservação Ambiental, com estudos sobre os efeitos das atividades humanas, e Tecnologia Ambiental, voltada para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. A seleção é anual, regida por normas federais e pela legislação da UERN. Os profissionais formados são preparados para desafios de sustentabilidade e conservação ambiental, estando aptos a contribuir para o avanço científico e tecnológico da região e do país.

Contato: cienciasnaturais@mestrado.uern.br

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação — PPGCC

O PPGCC está ativo desde 2008, sendo o resultado de uma colaboração entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), ambas situadas em Mossoró. Essas instituições são referências para a formação de profissionais no Oeste do Rio Grande do Norte e em partes do Ceará e Paraíba. O PPGCC oferece um curso de Mestrado com duas linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional, e Engenharia de Software e Sistemas Computacionais. A primeira linha foca na alocação eficiente de recursos mediante métodos de Pesquisa Operacional e algoritmos heurísticos, com aplicações em áreas como transportes e segurança pública. A segunda linha trata do desenvolvimento de sistemas de software e hardware, abrangendo Informática na Saúde, Tecnologias Assistivas e Computação de Alto Desempenho. Com um corpo docente altamente qualificado e infraestrutura compartilhada, o PPGCC visa formar profissionais de excelência, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Contato: ppgcc@uern.br

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional — PROFBIO

O PROFBIO é um curso de pós-graduação stricto sensu, semipresencial e oferecido nacionalmente pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o PROFBIO conta com a participação de 18 Instituições de Ensino Superior (IES) no país. Na UERN, o curso é realizado pelo Departamento de Ciências Biológicas. Aprovado pela CAPES em 2016 com nota 4, o PROFBIO visa qualificar professores de Biologia da educação básica, melhorando seu desempenho em sala de aula e promovendo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). As aulas presenciais na UERN ocorrem às sextas-feiras, facilitando a conciliação com as atividades profissionais dos professores-mestrandos. O programa é focado no Ensino de Biologia e inclui três linhas de pesquisa: Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia; Organização e Funcionamento dos Organismos; e Origem da Vida, Evolução, Ecologia e Biodiversidade. Essas áreas promovem abordagens integradas e interdisciplinares, sempre voltadas para inovações pedagógicas e desenvolvimento de materiais didáticos.

Periodicidade da seleção: anual
Contato: profbio@mestrado.uern.br