EN

ES

Search
Close this search box.

Pesquisadores do LACAM representaram Uern no 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação

Pesquisadores do Laboratório de Catálise Ambiente e Materiais (LACAM) da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat) participaram do 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação. O evento, realizado de 17 a 19 de junho de 2024, em Foz do Iguaçu, Paraná, reuniu especialistas em combustíveis sustentáveis para aviação (SAF), promovendo debates, apresentações e uma feira paralela voltada para o crescimento e a inovação no setor.

Durante os três dias do congresso, a interação entre pesquisadores, profissionais e empresas do setor foi intensa, abrangendo tanto o cenário nacional quanto internacional. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos técnico-científicos, assistir a palestras de especialistas renomados e participar de discussões enriquecedoras sobre o futuro dos combustíveis sustentáveis para aviação.

Os pesquisadores do LACAM se destacaram com apresentações de estudos sobre a obtenção e modificação de mesoporos, avaliação de zeólitas para produção de biocombustíveis e desempenho catalítico de materiais na produção de biocombustíveis a partir do óleo de Moringa Oleífera Lam. Além das apresentações, os pesquisadores atuaram como avaliadores de pôsteres, moderadores de sessões orais e apresentaram os projetos do grupo de nanomateriais da UERN, focados na produção de bioquerosene de aviação. Também foi apresentada uma revisão sobre as potencialidades de diferentes biomassas para a produção de biocombustíveis, contribuindo para a diversidade e profundidade das discussões.

A participação do LACAM no congresso reforçou a presença da Uern no cenário científico nacional e internacional, proporcionando valiosas oportunidades de networking e desenvolvimento profissional para os pesquisadores. Além disso, a presença dos pesquisadores destacou a excelência acadêmica e a relevância das pesquisas realizadas na Fanat, demonstrando a contribuição significativa da Uern para o panorama científico atual.