EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

O Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas – NEEL – é uma Escola de Extensão da Faculdade de Letras e Artes – FALA, sob a responsabilidade do Departamento de Letras Estrangeiras – DLE, regimentada pelas normas vigentes da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O Núcleo se constitui em um conjunto de ações de cunho pedagógico, atuando na promoção de cursos de línguas inglesa e espanhola, como cursos regulares, e na oferta de cursos especiais.

Os principais objetivos do Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas são: oferecer cursos destinados à comunidade universitária e a todo interessado na aprendizagem de línguas que primem pelo desenvolvimento das habilidades linguísticas de ouvir, falar, ler e/ou escrever; difundir e promover o intercâmbio cultural e linguístico; organizar e desenvolver cursos de línguas preparatórios para exames com fins específicos; oferecer conhecimento de línguas para atuação profissional no mercado de trabalho; promover cursos especiais que tratem de questões de ensino e aprendizagem de língua materna e/ou estrangeira e de análise de fenômenos da linguagem; servir de campo de pesquisa acadêmica; e promover eventos culturais ligados ao ensino de línguas.

História

O Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas da UERN foi fundado em 1997 com o objetivo de dotar a comunidade universitária da Instituição de alternativa para a aprendizagem de línguas estrangeiras, em ambiente acadêmico, com ensino de qualidade, com base na abordagem comunicativa. Nos primeiros semestres de funcionamento, o Núcleo contou com a participação de estudantes intercambistas estrangeiros que se encontravam em nossa região por meio do AFS INTERCULTURA BRASIL. Estes foram treinados por professores da Faculdade de Letras para ministrarem aulas de seus idiomas maternos. Assim, tivemos como monitores, estudantes canadenses, australianos e norte-americanos, o que emprestava à Unidade uma atmosfera multilinguística e multicultural. Contamos também com jovens de nossa comunidade que haviam vivenciado experiências interculturais em outros países, os quais se integraram ao Núcleo para ministrarem aulas das línguas em cujos países vivenciaram suas experiências interculturais.

Além de intercambistas estrangeiros e de estudantes brasileiros que participaram de intercambio cultural, estudantes do Curso de Letras Língua Inglesa também atuavam como monitores, ministrando aulas de Inglês, o que os beneficiou bastante quanto a obterem experiência na prática docente. Posteriormente, com a implantação, no Curso de Letras, da Licenciatura em Língua Espanhola, também participaram como monitores estudantes de Espanhol.

O surgimento do Núcleo teve grande importância na comunidade universitária e na sociedade mossoroense por ter possibilitado a participação, em estudos de línguas estrangeiras, de estudantes, professores, técnicos administrativos e demais funcionários da UERN e de integrantes da comunidade em geral. Assim, podemos afirmar que, a partir do NEEL, o interesse pela aprendizagem de idiomas estrangeiros tornou-se um aspecto visível na universidade, pois o Núcleo passou a ter centenas de estudantes matriculados em seus cursos por semestre.

Dada a sua importância, a administração do Núcleo foi convidada, em determinado momento, a designar monitores e professores para ministrar cursos de Língua Inglesa na UFERSA, Instituição na qual, em alguns semestres, o Núcleo tinha cerca de 10 (dez) turmas em funcionamento.

É importante ressaltar que, ao longo de seu funcionamento, foram disponibilizados para a comunidade universitária e para a comunidade da região cursos das línguas inglesa, espanhola, francesa, italiana, alemã e japonesa. Atualmente, funcionando como Escola de Extensão, o NEEL oferece à comunidade cursos regulares das línguas inglesa e espanhola, cursos preparatórios para exames de proficiência leitora nessas línguas e, eventualmente, cursos especiais, não regulares.