O Departamento de Comunicação Social (DECOM) é responsável pelo funcionamento dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo, Rádio, TV e Internet e Publicidade e Propaganda. Criado pela Resolução 054/2002 – CONSEPE, de 02/10/2002, recepcionou sua primeira turma de alunos no segundo semestre de 2003, e foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 21.113, de 24 de abril de 2009.
Por não ter o número mínimo de professores para formar um departamento próprio, inicialmente teve suas atividades vinculadas ao Departamento de Ciências Sociais e Política (DCSP), da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). Quando já havia seis docentes contratados para atuar especificamente no curso, em meados de 2005, foi instituído o Departamento de Comunicação Social que, desde então, funciona como unidade administrativa independente, também vinculada à FAFIC.
No primeiro ano foram ofertadas 45 vagas (15 por habilitação) para alunos. Devido à necessidade posterior de divisão em igual número de vagas entre alunos oriundos de escolas públicas e privadas (50% para cada grupo), o curso passou a oferecer 48 vagas, 16 para cada habilitação, já a partir do vestibular para ingresso em 2004.
Atualmente, o curso de Comunicação Social não possui mais ingresso de discentes, uma vez que o curso está em processo de extinção. Todavia, os bacharelados em Jornalismo (vespertino); Rádio, TV e Internet e Publicidade & Propaganda (ambos matutino) oferecem 20 vagas cada um.
Administrativamente, o DECOM funciona de segunda a sexta-feira, no horário da 7h às 17h.
Onde fica o DECOM?
Campus Universitário Central
Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva – Mossoró/RN
CEP: 59625-620
Contatos
E-mail: decom@uern.br
Estrutura administrativa
Chefe Departamental: Prof. Dr. Heitor Pinheiro de Rezende – contato: pinheirorezende@uern.br
Secretário/Assistente Administrativo: Antonio Andretti Albuquerque da Costa – contato: antoniocosta@uern.br
Assistente Administrativa: Hellen Cristina Pereira – contato: hellencristina@uern.br
Orientação Acadêmica de Jornalismo – Prof. Dr. José Ricardo da Silveira – contato: ricardosilveira@uern.br
Orientação acadêmica de Radio, TV e Internet – Prof. Ms. Jucieude de Lucena Evangelista – contato: jucieudelucena@uern.br
Orientação Acadêmica de Publicidade e Propaganda: Prof. Dr. Heitor Pinheiro de Rezende – contato: pinheirorezende@uern.br
AUDITÓRIO
O DECOM dispõe de um mini-auditório climatizado com 50 lugares, dotado de recursos multimídia, para dar suporte, preferencialmente, às atividades do curso, tais como exibição de filmes, palestras, etc.
LABORATÓRIOS
O DECOM dispõe de três laboratórios com servidores e equipamentos para atender as demandas do curso, são eles: laboratório de audiovisual, rádio universitária/laboratório de rádio e laboratório de informática.
LABORATÓRIO DE AUDIOVISUAL
Visa a atender, prioritariamente, demandas do curso envolvam produção audiovisual, tais como filmagem e edição de vídeodocumentários, programas de tv, etc.
Coordenação: Prof. Marco Lunardi Escobar – contato: marcoescobar@uern.br
Servidores:
Tec. Especializada/Audiovisual (Cinegrafista e Editora de vídeo) – Edileusa Martins de Oliveira – contato: edileusamartins@uern.br
Tec. Especializada/Audiovisual (Cinegrafista e Editora de vídeo) – Marbenes Maria Maia – contato: marbenesmaria@uern.br
LABORATÓRIO DE RÁDIO
É um espaço também para atividades práticas do curso de Comunicação Social. O laboratório funciona de forma prática para os alunos exercerem atividades como locução, gravação de áudio, entre outras.
Servidor:
Técnico de Rádio – Moisés Élcio da Silva – contato: moiseselcio@uern.br
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O laboratório de informática do DECOM possui 16 computadores para utilização em atividades didáticas do DECOM. O acesso dos alunos se dá mediante reserva e supervisão feita por um professor responsável.
AGÊNCIA LABORATÓRIO DE PUBLICIDADE
A Agência objetiva atender as demandas práticas do curso de Publicidade e Propaganda, todavia também é usado pelos demais bacharelados do Departamento devido a sua versatilidade. Neste espaço são criadas peças publicitária, realizadas reuniões e aulas teóricas e práticas.