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Apresentação

Enfermagem – Mossoró

Código: 100930-0

Modalidade: Bacharelado e Licenciatura

Carga Horária Total: 5015 horas

Tempo do Curso: Entre 4,5 e 7 anos (máximo)

Email:  den@uern.br

 

Objetivo do Curso:

1. Formar o enfermeiro bacharel e licenciado, crítico e reflexivo com competência técnica científica, ético-política, social e humana, para exercer, coordenar e dar direcionalidade técnica e social aos processos de trabalho da enfermagem: assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar, em todos os níveis de complexidade da rede de serviços de saúde e nos processos de formação e educação permanente em saúde/enfermagem;

2. Criar condições, oportunidades e experiências, que possibilitem ao aluno ser autor da construção do conhecimento com criticidade; e assim, desenvolver a criatividade, sendo capaz de (re)construir o saber para uma ação em defesa da qualidade da vida, da sustentabilidade do planeta, da integralidade da atenção à saúde, e da qualidade dos serviços prestados à população;

3. Proporcionar espaços para o desenvolvimento de estudos e pesquisas com vistas a fomentar a produção e sistematização do conhecimento, enquanto instrumentos do trabalho em saúde/enfermagem;

4. Propiciar a integração educação-trabalho, no estabelecimento de relações interinstitucionais mais democráticas e participativas nos processos educacionais da enfermagem e na organização do seu processo de trabalho no sistema de saúde, visando à efetivação das necessárias mudanças do atual modelo assistencial de saúde;

5. Instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento dos processos de trabalho em enfermagem: assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar, de forma indissociável e em consonância com os princípios e diretrizes do SUS;

6. Construir instrumentos para a produção de novos conhecimentos, enquanto instrumentos do trabalho em saúde/enfermagem, comprometidos com a transformação dos perfis epidemiológicos do País, da Região Nordeste, do Estado do Rio Grande do Norte e da cidade de Mossoró;

7. Formar o enfermeiro, através da licenciatura, parte do processo ensinar/aprender, para a produção e qualificação dos demais trabalhadores da enfermagem, e para atuar na educação em saúde.

Perfil do Formando:

1. Coordenar o trabalho da enfermagem, parcela do trabalho coletivo em saúde, nos modelos clínicos e epidemiológico de produção dos serviços de saúde;

2. Desenvolver os processos de trabalho da enfermagem (assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar) ao nível dos serviços de saúde e educação em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde;

3. Desenvolver, participar e aplicar processos de investigação, de pesquisa e de outras formas de produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao processo de trabalho da enfermagem; que objetivem a qualificação do atendimento às demandas colocadas pela dinâmica social, da organização tecnológica e suporte à prática profissional e à construção de novos paradigmas para a enfermagem brasileira e para o trabalho coletivo em saúde;

4. Compreender as políticas de saúde/educação no contexto das políticas sociais, reconhecendo o seu papel social como agente responsável pela formação profissional e como um importante sujeito na transformação dos perfis epidemiológicos da população;

5. Participar da organização política e o do desenvolvimento da profissão, reconhecendo as relações sociais e de trabalho e, a influência dessas relações na produção dos serviços de saúde e na educação, tanto em nível básico, quanto profissional;

6. Atuar na educação profissional em cursos profissionalizantes e em outros campos da educação em saúde, como a Educação Permanente em Saúde, a docência e a gestão de cursos de formação de profissionais (como os de agentes comunitários de saúde e outros); gestão de serviços em educação em saúde, em empresas, em órgãos governamentais e em outras organizações;

7. Produzir conhecimentos que contribuam com a transformação dos perfis epidemiológicos;

8. Responsabilizar-se pelo processo de formação dos trabalhadores de enfermagem e participar dos processos de formação de outros trabalhadores de saúde;

9. Reconhecer o contexto social, sua estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;

10. Reconhecer a organização do trabalho e sua influência na saúde;

11. Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente;

12. Atuar como articulador, negociador, capaz de estabelecer alianças e parcerias;

13. Comprometer-se com o desenvolvimento da profissão e o aprofundamento de sua qualificação técnico-científica, bem como dos demais trabalhadores de enfermagem;

14. Identificar as necessidades sociais da população e seus determinantes;

15. Intervir na produção dos serviços de saúde com vistas à transformação dos perfis epidemiológicos e aperfeiçoamento do processo saúde/doença.

Campo de Atuação:

  • Órgãos públicos e privados: Escolas, creches, empresas, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, comunidades, consultórios em domicílio. Instituições de ensino superior e ensino médio. Profissional autônomo.

 

Atribuições do profissional formado:

  • 1. Atuar nos diferentes cenários da prática ou do trabalho de enfermagem;
  • 2. Captar, interpretar e intervir na realidade dos perfis epidemiológicos dos grupos sociais, as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • 3. Construir coletivamente projetos de intervenção para os serviços de saúde/enfermagem responsabilizando-se pela parcela do trabalho de enfermagem no processo de produção desses serviços em resposta às demandas sociais;
  • 4. Assistir/intervir nas dimensões: Estrutural (sociedade), particular (grupos sociais), singular (indivíduo e família);
  • 5. Compreender o trabalho coletivo em saúde enquanto interdisciplinar ultrapassando a concepção de equipe de saúde que tem por base o trabalho multiprofissional;
  • 6. Coordenar o trabalho de enfermagem possibilitando a articulação e indissociabilidade dos processos de trabalho da enfermagem (assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e investigar) em todos os cenários da atenção à saúde;
  • 7. Participar de processos de formação e qualificação dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
  • 8. Participar de processos de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde trabalho e adoecimento;
  • 9. Produzir conhecimentos, em suas diversas formas, que objetivem a qualificação do trabalho de saúde/enfermagem, na perspectiva da transformação dos perfis epidemiológicos;
  • 10. Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
  • 11. Participar da composição das estruturas deliberativas do sistema de saúde;
  • 12. Participar dos movimentos sociais da área de saúde/enfermagem;
  • 13. Desenvolver programas de Educação Permanente em Saúde, para os trabalhadores de saúde/enfermagem, mediante um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade e na vivência da prática profissional;
  • 14. Produzir conhecimento, na área da enfermagem, com vistas à qualificação da prática profissional que contribua com a qualidade de vida da população;
  • 15. Atuar como sujeito no processo de formação de trabalhadores em enfermagem;
  • 16. Planejar e implementar práticas educativas fundamentadas na promoção da saúde;
  • 17. Desenvolver, participar e aplicar pesquisa e/ou outra forma de produção de conhecimento na perspectiva da qualificação da prática profissional;
  • 18. Interagir com os demais profissionais de saúde para o desenvolvimento da atenção à saúde no âmbito da assistência, da educação, da gerência e da pesquisa;
  • 19. Contribuir para a reorientação do modelo assistencial da atenção à saúde;
  • 20. Utilizar a linguagem verbal, não verbal e escrita de modo claro e objetivo;
  • 21. Compreender a educação como um processo social, histórico e que se dá ao longo da vida, reconhecendo os processos educativos que permeiam as práticas sociais de saúde, institucionalizadas ou não;
  • 22. Colocar-se de forma ética e humanizada na relação educativa, buscando a troca de saberes e práticas;
  • 23. Compreender a educação em saúde como instrumento para a atenção à saúde, operacionalizada através de metodologias participativas que propiciem a autonomia e cidadania dos indivíduos e coletivos;
  • 24. Compreender o processo de construção do conhecimento no contexto social e cultural em que o indivíduo está inserido;
  • 25. Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino em saúde;
  • 26. Identificar as diferentes linguagens, novas tecnologias, crenças, conhecimentos populares, manifestos nas sociedades contemporâneas e suas funções na produção do conhecimento, articulando-as ao seu processo de trabalho;
  • 27. Identificar as dinâmicas culturais relacionadas ao fenômeno educativo e de planejar intervenções pedagógicas que as considerem;
  • 28. Articular o ensino e a pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
  • 29. Produzir, recriar, e utilizar os conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa em saúde;
  • 30. Desenvolver compromisso ético na atuação profissional, e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • 31. Desenvolver uma compreensão dos processos de ensino e aprendizagem na educação profissionalizante e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino;
  • 32. Participar da elaboração de projetos de atenção à saúde, no âmbito das políticas de atenção à saúde, nos diferentes ciclos de vida;
  • 33. Exercer o gerenciamento de cursos profissionalizantes e de atividades de Educação Permanente em Saúde;
  • 34. Realizar atividades de planejamento, organização, coordenação e avaliação dos seus processos de trabalho pautadas em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

 

Estrutura Curricular
Curso:  [100930-0] Enfermagem – Bacharelado e Licenciatura
Matriz Curricular:  2015.1 [Válida para ingressantes a partir de 2014.1]
Campus/Cidade  Campus Central – Mossoró
Faculdade  Faculdade de Enfermagem – FAEN

 

Obrigatórias:  4455 horas
Optativas:  120 horas
Ativ. Complementares:  200 horas
Total a integralizar:  4775 horas
Eletivas:   240 horas

 

Código  Disciplina/Atividade CH Aplicação  Situação
01º Semestre
0501001-1  A Universidade e a Produção da Força de Trabalho em Enfermagem  45  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501031-1  Biologia  75  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501002-1  Concepções sobre o Ato de Estudar  45  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0301113-1  Fundamentos da Psicologia  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0701006-1  Fundamentos da Sociologia  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0702090-1  Fundamentos de Filosofia  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0401089-1  Língua Brasileira de Sinais  60  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
02º Semestre
0501025-1  Antropologia e Saúde  45  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501003-1  História e Processo de Trabalho em Enfermagem  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501026-1  Morfologia  105  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501027-1  Processos Fisiológicos  135  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0301114-1  Sociologia da Educação  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
03º Semestre
0501004-1  Epidemiologia e Enfermagem  120  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0301115-1  Filosofia da Educação  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501006-1  Gênero e Enfermagem  30  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501005-1  Processo de Investigação em Enfermagem  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501028-1  Processos Patológicos  135  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
04º Semestre
0501008-1  Enfermagem em Saúde Coletiva  90  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501029-1  Processos Terapêuticos  135  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0301116-1  Psicologia da Aprendizagem  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501007-1  Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde/Doença do Adulto  225  Teórica  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
05º Semestre
0501034-1  Educação em Saúde  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501011-1  Enfermagem no Processo Saúde/Doença da Criança e do Adolescente  150  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501010-1  Exercício de Enfermagem  45  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501012-1  O Processo Gerenciar da Enfermagem  90  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0301117-1  Organização da Educação Brasileira  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501030-1  Saúde Ambiental  45  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501009-1  Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde/Doença da Criança  75  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
06º Semestre
0301118-1  Didática  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
0501014-1  Enfermagem na Saúde/Doença do Processo Produtivo  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501015-1  Enfermagem no Processo de Reprodução Humana  210  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501036-1  Estágio em Prática de Ensino I  105  Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501013-1  Pesquisa e Enfermagem  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501016-1  Temas Avançados em Saúde Coletiva  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
07º Semestre
0501018-1  Enfermagem do Processo Saúde/Doença da 3ª Idade  90  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501019-1  Enfermagem no Processo Saúde/Doença do Adulto  270  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501037-1  Estágio em Prática de Ensino II  105  Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501038-1  Gestão do Processo Ensinar/Aprender  60  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina.
08º Semestre
0501039-1  Estágio em Prática de Ensino III  105  Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501041-1  Estágio em Serviços de Saúde I  420  Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501022-1  Estudos Orientados para Elaboração de Monografia  30  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
09º Semestre
0501040-1  Estágio em Prática de Ensino IV  105  Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501042-1  Estágio em Serviços de Saúde II  420  Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
0501044-1  Monografia  45  Teórica/Prática  Obrigatória Clique para ver a ementa da disciplina. Clique para ver os Pré-requisitos
Outros Componentes
0701088-1  Cultura Brasileira  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0301033-1  Educação de Jovens e Adultos  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501043-1  Educação Popular em Saúde  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501032-1  Ética Social  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0701115-1  Família, Parentesco e Ciclos de Vida  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501075-1  Formação e Cuidado da Pessoa com Deficiência e Transtornos do Desenvolvimento  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0701116-1  Gênero e Sexualidade  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0301005-1  História da Educação  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501073-1  Informática Aplicada à Enfermagem  60  Teórica/Prática  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501074-1  Mecanismos de Agressão e Defesa  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501033-1  Metodologia da Investigação em Saúde Coletiva  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501000-1  Pesquisa Clínica e Epidemiológica  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0601107-1  Prática Desportiva I  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0601108-1  Prática Desportiva II  30  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501076-1  Práticas integrativas e os cuidados humanescentes em saúde  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.
0501035-1  Primeiros Socorros  60  Teórica  Optativa Clique para ver a ementa da disciplina.