Projetos/Núcleos/Unidades de Extensão

Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade (CONSEPE, 2017).
A extensão é basilar em uma instituição de nível universitário, constituindo um dos pilares de sustentação da educação superior por meio do qual a universidade interage diretamente com a sociedade. Nessa perspectiva, a UERN tem contribuído não só com as comunidades com as quais realiza as atividades de extensão, mas, sobretudo, com a formação dos alunos e a ampliação dos saberes dos professores. A FAEN tem oportunizado o envolvimento de professores e alunos em atividades de extensão, seja desenvolvendo atividades que beneficiam à comunidade na qual está inserido, seja participando de eventos no qual divulgam trabalhos práticos e produções científicas. A explicitação do vínculo político da FAEN na produção dos serviços de saúde de Mossoró, Região e Estado do Rio Grande do Norte possibilita o rompimento com uma prática de extensão, historicamente vinculada a propostas individuais, de alguns docentes e Pró- Reitorias, para assumir uma prática vinculada às necessidades da saúde da maioria da população. Trata-se de uma perspectiva dialética, na busca de transformação, e cuja ação se dará em nível das relações sociais, de produção e de poder partindo da indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão, no trabalho docente. Assim, a política de extensão da FAEN tem como objetivos:

• Estabelecer um processo de reflexão crítica conjunta permanente, sobre a qualidade da assistência/intervenção da enfermagem no processo de produção dos serviços da saúde de Mossoró Região e Estado do Rio Grande do Norte e a responsabilidade da extensão na transformação desta produção;
  • Envolver efetivamente todos os atores (docentes de todos os componentes curriculares, enfermeiros de serviços, discentes), tendo como base o princípio da construção coletiva, ou seja, um processo participativo em todas as instâncias;
  • Possibilitar reflexões que nos permitam avançar na compreensão e construção dos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade, sob a lógica da concepção de educação comprometida com a transformação da realidade de saúde e totalidade social; e
  • Desenvolver o princípio da responsabilidade compartilhada entre a Universidade (Pró- Reitoria de Extensão, FAEN: direção, núcleos e/ou coordenações, departamento, docentes e discentes) e os campos de prática onde todos estarão comprometidos com o desenvolvimento e resultados do processo tendo, cada parte, atribuições específicas sem, no entanto, perder sua identidade no processo.

Diante do exposto, as atividades de extensão são realizadas articuladamente por todos os componentes curriculares dos períodos e as áreas de conhecimento construídas pelo Projeto Pedagógico de Curso, realizadas através de cursos, atividades teórico-prático, produção de conhecimento (trabalhos apresentados em eventos: pôsteres, comunicações cientificas entre outros), produzidas dentro dos projetos de extensão, articulados ao ensino e a pesquisa.

As ações extensionistas no processo formativo dos discentes da FAEN ampliam as possibilidades de uma formação profissional/pessoal de implicação consigo, com o outro e com o mundo, condição para uma cidadania respaldada no respeito, nas diferentes manifestações culturais e em conhecimentos plurais. Dessa forma, discentes, professoras(es), técnicos e comunidade externa se (trans) formam coletivamente.
Nesse sentido, a curricularização da extensão do curso de Enfermagem da FAEN presente nos seus Componentes Curriculares apresenta atividades formativas ricas em experiências e aprendizagens de natureza teórico-prática, intencional, reflexiva, interventiva e transformadora.
A curricularização da extensão da Faculdade de Enfermagem dar-se-á através de atividades denominadas Unidades Curriculares de Extensão – UCEs, devendo ser sistematizadas e executadas nas formas de Programas e/ou Projetos envolvendo, necessariamente, a coordenação de um professor, discentes da graduação e comunidade externa.