EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi criado em 1968, por força do Decreto Municipal nº 04/68, autorizado pelo Conselho Universitário com a Resolução nº 028- A/70-U. A Faculdade de Enfermagem, outrora Escola Superior de Enfermagem de Mossoró (ESEM) foi, portanto, o primeiro Curso de Graduação em Enfermagem do Estado do Rio Grande do Norte. Iniciou suas atividades em 01 de março de 1971 e foi reconhecido apenas em 1978, pelo Decreto nº 82.939/78 – CFE, de 26 /12 /1978.
A Escola Superior de Enfermagem de Mossoró (ESEM) estava vinculada à Fundação Universidade Regional de Mossoró, a qual posteriormente foi reestruturada e passou a ser denominada Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN). Com o reconhecimento da Universidade pelo Conselho Federal de Educação (1993), a ESEM passa a ser reconhecida como Faculdade de Enfermagem (FAEN).
O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, em 2008, passou por reformulação no intuito de promover as alterações indicadas para a licenciatura, através das Resoluções CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002 e a CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002 e, ainda, das Diretrizes Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Resoluções do CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002 e CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena em cumprimento a Resolução nº 02/2004-CNE, de 27 de agosto de 2004 e em conformidade com o indicado no Parecer CNE/CES Nº 15/2005, de 2 de fevereiro de 2005, publicado no DOU em 13 de maio de 2005.
Em 2014, foi renovado o reconhecimento de 33 cursos de graduação ofertados pela UERN, dentre eles o curso de Enfermagem, por meio do Decreto Estadual nº 24.948, de 30 de dezembro de 2014 com base no disposto no Art. 10 da Resolução nº 01/2001 – CEE/RN, de 19 de dezembro de 2001, com validade de dois anos. A Faculdade de Enfermagem teve sua autorização de funcionamento convalidada para o período de 2013-2014 com a publicação do Decreto Estadual nº 24.971, de 19 de fevereiro de 2015.
Diante dos avanços e desafios do processo formativo no atual contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como frente às lacunas a serem solucionadas, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), a gestão da FAEN e a comunidade acadêmica se uniram para atuar no enfrentamento dos descompassos identificados.
Nesse sentido, diante de discussões e estudos promovidos pelo NDE, decidiu-se na plenária departamental realizada em 28 de maio de 2019, reformular o PPC, redefinindo sua oferta para a modalidade de bacharelado. Ao que concerne à Licenciatura, a mesma não mais integrará o presente curso, tendo em vista a inviabilidade para o cumprimento da legislação vigente.

OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL

Formar o enfermeiro bacharel generalista, humanista, crítico e reflexivo, com autonomia, discernimento e proatividade assegurando a integralidade do cuidado na à saúde dos indivíduos, das famílias, dos grupos e das comunidades. Esse processo se dará de forma permanente, embasado nos quatro pilares da educação que articulam o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e o aprender a conviver; pautado nos princípios da interdisciplinaridade/transdisciplinaridade, da flexibilidade, da pluralidade, da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e da integração ensino-serviço e comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Orientar o processo formativo no tocante às necessidades individuais e coletivas da população, respeitando as diversidades subjetivas, biológicas, mentais, étnicas, de gênero, de orientação sexual, social, econômica, política, ambiental, cultural, ética, espiritual, considerando assim todos os aspectos que compõem a pluralidade humana e que singularizam cada pessoa, grupo e sociedade, assim como, a longevidade humana com ou sem dependência.
  • Garantir uma sólida formação fundamentando e articulando os conteúdos essenciais nas áreas do Cuidado de Enfermagem na Atenção à Saúde Humana, Gestão/Gerência do cuidado de enfermagem e dos serviços de enfermagem e saúde, Educação em Saúde, Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, Investigação/Pesquisa em Enfermagem e saúde, contribuindo assim para o enfrentamento dos desafios diante das transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.
  • Prover na formação os conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades no âmbito da atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gerenciamento, educação permanente e pesquisa.
  • Vislumbrar a formação do enfermeiro no âmbito das necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Egresso com perfil profissional, humano, autônomo e com responsabilidade social, para atuar com qualidade, efetividade e resolutividade, no Sistema Único de Saúde. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre as necessidades de saúde da população, identificando as dimensões bio-psico-sociais-espirituais, afetivas e os seus determinantes. Capacitado a atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano, mediante o desenvolvimento do cuidado de enfermagem, da coordenação e supervisão desse cuidado, da atuação como docente no processo de formação profissional, de educação permanente em saúde e de educação em saúde, bem como, mediante o desenvolvimento da pesquisa dos fenômenos nos campos de saúde individual e coletiva.