EN

ES

Search
Close this search box.

Programas Formativos

Dentre as atividades de docência na UERN podem ser destacadas no curso de Enfermagem da FAEN: o Programa de Educação Tutorial em Enfermagem de Mossoró (PETEM) e o Programa Institucional de Monitoria (PIM).

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM ENFERMAGEM DE MOSSORÓ (PETEM)

O Programa de Educação Tutorial visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O PETEM da Faculdade de Enfermagem teve sua implantação em novembro de 1991, funciona até os dias atuais. É um programa que oferece uma formação acadêmica de excelente nível ?por desenvolver novas práticas e experiências pedagógicas no curso de graduação em Enfermagem e atender os princípios que orientam a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão? (FERNANDES; SILVA, 2017).

O Programa tem como principais características: possibilitar a aproximação com a pesquisa e estimular a inserção do petiano na pós-graduação; possibilitar um ambiente estimulante para o processo ensino-aprendizagem; estimular a participação dos alunos em eventos científicos e fomentar a interdisciplinaridade, imprescindível para a formação e a atuação profissional na perspectiva de atender aos princípios que orientam a indissociabilidade presente nas universidades, além de contribuir para a melhoria da formação acadêmica (BRASIL, 2006).
O PET Enfermagem é constituído por estudantes do curso de Enfermagem, que cursam diferentes semestres da graduação, sendo 12 (doze) alunos bolsistas e 6 (seis) alunos não bolsistas, sob a coordenação da Profª Drª Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes. O processo seletivo dos alunos acontece anualmente, o aluno selecionado terá algumas atribuições pré-definidas devendo dedicar-se, em tempo integral, às atividades do curso de graduação e do Programa com carga horária mínima de 20 horas semanais; não possuir vínculo empregatício de qualquer tipo e não receber outro tipo de bolsa – da CAPES, do CNPq, da IES ou de quaisquer outras instituições de fomento à pesquisa (BRASIL, 2006).

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM)

A Resolução nº 15/2016 – CONSEPE atualiza as normas que regulamentam o Programa Institucional de Monitoria, e revoga a Resolução Nº 17/2011-CONSEPE e compreende a monitoria como uma atividade acadêmica que subsidia o ensino de graduação, propondo novas práticas formativas com a intenção de articular os componentes curriculares do Projeto Pedagógico de Curso.
O Programa Institucional de Monitoria consiste no desenvolvimento de atividades acadêmicas que tem por objetivos:

I. Estimular a participação de discentes dos cursos de Graduação no seu processo formativo, articulando ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos componentes curriculares;
II. Promover a interação entre discentes e docentes no âmbito das atividades formativas;
III. Criar condições para a iniciação à docência, através de atividades de natureza pedagógica, cultural, científica e tecnológica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desse campo da docência;
IV. Pesquisar e implementar novas abordagens teórico-metodológicas adequadas aos componentes curriculares, objeto da monitoria;
V. Socializar o conhecimento com a finalidade, entre outras, de minimizar problemas de baixo desempenho acadêmico, repetência, evasão e falta de motivação
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG lança semestralmente um edital do Programa Institucional de Monitoria (PIM) para que as unidades departamentais desenvolvam os projetos de monitoria para seus componentes curriculares e concorram a bolsas para os alunos.
O curso de enfermagem encaminha os projetos para apreciação pelo Setor de Programas Formativos (SPF) da UERN. Sendo os componentes curriculares de Morfologia, Processos Fisiológicos, Processos Terapêuticos, e Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde /Doença do Adulto os que mais desenvolvem monitoria no âmbito da FAEN.