...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

XX Fórum do Cangaço tem início e vai até sábado, 15

O XX Fórum do Cangaço, o III Diálogos Paulo Gastão e a exposição “Expressões do Cangaço”, realização da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), teve início nesta quinta-feira, 13. A programação dura até o sábado, 15, e inclui, além de debates, visitas e lançamento de livros.

A mesa de abertura contou com a participação do professor do Departamento de História do Campus Mossoró, Lemuel Rodrigues, presidente da SBEC; do professor Marcílio Lima Falcão, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) e do professor André Seal Cavalcantim chefe do Departamento de História (DHI).

“O cangaço sempre será relevante para a nossa história”, disse o professor Lemuel Rodrigues. Ele registrou que se aponsetará este ano como docente da Uern e, a partir de 2025, terá dedicação exclusiva à sociedade.

De acordo com o professor Marcílio, “o evento é importante porque vemos como se utiliza o nosso passado, principalmente pelo uso espetacularizado”. Mencionado a questão dos volantes, as autoridades de segurança que são assunto do debate este ano, destacou que essas questões “deixaram, com o tempo, de ser caso de polícia e passaram a ser de cultura”.

Após a abertura, houve a posse da nova diretoria e do Conselho Fiscal da SBEC. O professor Lemuel continua presidente, a vice-presidente será Patrícia Gurgel Medeiros Gastão; secretário Geraldo Maia do Nascimento; tesoureiro Marcílio Lima Falcão; suplente de secretária Maria da Natividade Praxedes; e suplente de tesoureiro Antônio Filemon Rodrigues Pimenta.

O Conselho Fiscal será composto por Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira, Fabiana de Fátima Medeiros e Felipe Araújo Dutra. Aparecem como suplentes Josué Damasceno Pereira, Francisco Pereira Júnior e Antônio Robson de Oliveira Alves.

Ainda pela manhã, o público conferiu o debate de uma mesa de debates com o tema “Os Nazarenos e Lampião”, com os debatedores Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira, de Nova Floresta (PB), e Wescley Dutra, de Cajazeiras (PB).

Confira a toda a programação aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support