XIX Fórum do Cangaço ocorre entre 9 e 13 de junho

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lança o XIX Fórum do Cangaço, com o objetivo de fomentar discussões acerca desse período histórico tão importante para o Nordeste brasileiro. Para participar, é preciso fazer inscrição via QR Code e pagar uma taxa de R$ 30,00.

Confira o código:

Com o tema “O cangaço na cultura popular”, o evento, aberto ao público, ocorre entre 9 e 13 de junho na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Teatro Lauro Monte Filho e em visitas de campo.

O Fórum contará com a participação de pesquisadores de diversas áreas, como história, antropologia, sociologia, entre outras (ver programação nas imagens abaixo). O objetivo é trazer uma visão mais objetiva e completa sobre o cangaço e seu impacto na sociedade brasileira.

Será um espaço aberto para a discussão de temas relacionados a esse período histórico. A ideia é que seja um ambiente de troca de ideias e experiências entre pesquisadores e estudiosos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o cangaço.

“A História e a memória têm que ser preservadas com olhar crítico daqueles que pesquisam”, disse o professor do Departamento de História do Campus Mossoró, Lemuel Rodrigues, responsável pelo fórum. Ele aponta ainda o crescimento do interesse e da pesquisa sobre a temática como um fator de importância da realização do evento.

Além disso, o Fórum pretende ser um espaço de divulgação de pesquisas e projetos relacionados ao cangaço, promovendo a difusão do conhecimento sobre a história do Nordeste brasileiro.

A iniciativa é importante para a preservação da história do cangaço e sua influência na cultura e na sociedade brasileira. Já tradicional na agenda cultural universitária, o Fórum ajuda a entender melhor esse período e a contribui para a valorização da cultura nordestina.

Completando 30 anos, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço é a entidade que trabalha em parceria com a Uern para o Fórum existir.

Abaixo, a programação: