Ocorrida entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a a XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve como “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
A semana enfatizou a importância da biodiversidade brasileira, com foco especial no bioma Caatinga, e as contribuições da ciência e das tecnologias sociais para a sua conservação.
O evento reuniu professores, alunos, pesquisadores e a comunidade em geral para debater temas de relevância científica e social.
Eles participaram de mesas-redondas, workshops, minicursos e palestras com especialistas renomados de diversas áreas. Os debates abordaram temas como a integração entre saberes científicos e tradicionais, estratégias de educação para popularização da ciência e o impacto das tecnologias sociais no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do semiárido brasileiro. Houve também discussões sobre a internacionalização da pesquisa e inovação em agricultura sustentável, com destaque para as colaborações entre pesquisadores da residência tecnológica do Brasil e da China.
“A XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN reafirmou o compromisso da universidade com a formação de cidadãos críticos e conscientes das realidades locais, além de estimular o diálogo entre a academia e a sociedade, destacando a ciência como uma poderosa ferramenta de transformação social”, analisou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Ellany Gurgel.
A cerimônia de abertura, transmitida ao vivo pelo canal oficial da UERN no YouTube, contou com a participação da cacica Lúcia Paiacu Tabajara, liderança indígena da região do Apodi, e do Prof. Dr. Leandro Cavalcante, do curso de Geografia da UFRN. Mediadas pelo Prof. Rodrigo Guimarães, da UERN, as palestras trouxeram reflexões profundas sobre a interseção entre conhecimentos tradicionais e avanços tecnológicos, abordando tanto seus impactos quanto o papel das comunidades locais na preservação ambiental e na promoção de soluções sustentáveis.
Na abertura, também foi anunciada a retomada da plataforma Uern Ciência, uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg). em parceria com a Agência de Comunicação da UERN. A plataforma visa despertar o interesse da sociedade, especialmente dos jovens, pela pesquisa e pela ciência, destacando as produções científicas da instituição.
Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre a Caatinga, com ênfase em sua riqueza cultural e a urgência de iniciativas para sua preservação.
A semana também proporcionou uma oportunidade para que estudantes apresentassem seus projetos de pesquisa no XX Salão de Iniciação Científica, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de uma visão crítica, interdisciplinar e socialmente responsável.