...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

XII SCTI: Estudantes estrangeiros compartilham experiências com residência tecnológica em Apodi

Pesquisadores chineses que integram a parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, da qual a Uern é uma das participantes, compartilharam, nesta quarta-feira, experiências sobre as ações que têm realizado no município de Apodi. através de uma residência tecnológica.

O encontro aconteceu no campus da Uern Mossoró, como parte da programação da XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). O evento teve início na segunda-feira e se estende até sexta.

Nos últimos meses, três estudantes estrangeiros – da China, Etiópia e Paquistão -, têm atuado no município potiguar, realizando pesquisas e acompanhando a testagem e uso do maquinário produzido através da parceria.

“Essas máquinas são usadas para o preparo da terra, colheita, transporte e assim por diante. E hoje estamos com essa perspectiva de avançar mais na pesquisa e de trazer soluções para o ajuste dessas máquinas à nossa realidade”, destaca o professor Vinícius Claudino, do Departamento de Administração, que tem acompanhado a parceria entre os dois países.

A residência é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Uern, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e movimentos sociais, além de instituições chinesas.

A iniciativa representa a primeira residência em mecanização da agricultura do Brasil.

Um dos três estudantes que participam da residência, o chinês Ni Xindong, relatou a alegria por participar da ação e ver seus resultados.

“Já conhecemos muitos agricultores e vimos como o maquinário está funcionando. Eles estão trabalhando bem e dando bom retorno sobre o maquinário, especialmente porque muitas das mulheres também estão usando as máquinas”, comentou.

O programa de Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar prevê a testagem de 31 máquinas chinesas, em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cooperativas e em unidades de agricultura familiar. A proposta é que o Centro funcione como um ambiente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que busque oferecer avanços e soluções relacionadas à agricultura familiar na região.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support