...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação realiza premiação de trabalhos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou nesta quinta-feira, 16, a entrega do Prêmio Luiz di Souza aos melhores trabalhos apresentados na XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI). Foram 21 trabalhos agraciados, em solenidade ocorrida no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef).

“Esse é o Oscar da pesquisa dentro da Universidade”, destacou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg). Ela registrou que a XI SCTI/Uern teve 327 trabalhos apresentados, portanto poucos receberam premiação. “Isso é um testemunho do empenho na pesquisa”.

O troféu contemplou os melhores trabalhos de cada grande área do conhecimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Pibic Ensino Médio.

Reitora da Uern, a professora Cicília Maia lembrou da importância do professor Luiz di Souza, pesquisador e ex-professor da Universidade que dá nome ao prêmio. Salientou seu legado e sua história de dedicação à ciência. Mencionou que a pesquisa fica ainda mais em evidência quando sua importância se destaca no combate e na prevenção de eventos trágicos, como a pandemia da Covid-19 e as enchentes no Rio Grande do Sul. “Estamos precisando de esperança e, com o nosso fazer científico diário, impactamos a vida da população”, disse.

Iris Samara recebeu prêmio por seu trabalho “Monitoramento do modelo cerne para as incubadoras de Mossoró/RN”, na área de Ciências Sociais Aplicadas. A aluna pretende seguir carreira acadêmica, por isso a realização de eventos como esse são, para ela, fundamentais. “Foi minha primeira experiência de pesquisar e fazer artigos”.

Como Iris, o discente João Batista, vencedor na área de Ciências da Vida, está feliz com o retorno de seu trabalho. “A premiação é muito importante no sentido de ampliar o foco na pesquisa”. Seu trabalho foi entitulado “Prospecção fitoquímica e avaliação das atividades antioxidante e antimicrobiana do extrato etanólico das folhas de batis maritima”.

Realizada no final de novembro do ano passado, a XI SCTI/Uern teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Com edições anais, o evento tem como objetivo central agregar docentes e discentes das mais diversas áreas do conhecimento, a fim de compartilhar as pesquisas desenvolvidas na Universidade, em especial, no âmbito da iniciação científica.

Fotos: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

Confira a lista de premiados aqui.

Confira os registros da premiação aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support