“As Ciências Sociais e Humanas têm o compromisso com a emancipação do ser humano, por meio da provocação do pensamento crítico e reflexivo”. Em suma, este foi o debate central abordado pelos professores Dr. Raoni Borges Barbosa e Francisco Vanderlei de Lima, durante a terceira edição do projeto Uern Ciência – Webinários. O evento virtual foi transmitido nesta sexta-feira, 10, pelos canais do facebook e youtube da UERN TV.
O webinário discutiu “A importância das Ciências Sociais e Humanas”, com os respectivos professores visitante e efetivo do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A discussão foi mediada pelo professor Álvaro Marcos Pereira Lima, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg).
Em sua explanação, Vanderlei de Lima fez um histórico da evolução das Ciências Sociais e Humanas. Ele destacou que o saber científico produzido por pesquisadores desta área do conhecimento tem sido incorporado à vida das pessoas desde os primórdios da história e tem contribuído para a evolução do indivíduo enquanto ser social.
Raoni Borges reforça que a história do pensamento científico é a história da autorrepresentação do ser humano. “Subtrair as ciências sociais e humanas é subtrair parte de nossa identidade”, afirma. Ele enfatizou que o conhecimento proporciona uma reflexão e problematização das questões sociais, permitindo uma melhor compreensão dos fatos sociais.
Os debates do projeto Uern Ciência estão sendo realizados todas as sextas-feiras, com discussões sobre pesquisa, inovação, pós-graduação e produção científica. O Uern Ciência – Webinários é uma ação da PROPEG/UERN, em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV, e AGECOM/UERN.
Os vídeos dos webinários ficarão disponíveis na página da UERN TV no Youtube.