...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Violonista dinamarquês se apresenta em Mossoró através da parceria entre associação e Uern

A apresentação do violonista dinamarquês Jonas Egholm lotou o auditório Dorian Jorge Freire na Estação das Artes Eliseu Ventania na noite de sexta-feira, 19. Vencedor do concurso José Tomás de Villa de Petrer, na Espanha, o músico está no Brasil como parte de uma turnê em várias cidades. “Obrigado e boa noite. Este é todo o meu português”, declarou antes da sua performance.

Em Mossoró, sua chegada foi resultado de uma parceria entre a Associação de Violonistas de Mossoró (AVM) e a Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com patrocínio da Casa do Piano. A Orquestra Jovem do Colégio Menino Deus e o professor Renan Simões, da Escola de Música, fizeram as apresentações de abertura.

“Trazer um violinista premiado, europeu, proporciona uma perspectiva de como é ser um concertista aqui para os jovens, para inspirá-los, principalmente os que estudam música aqui, que queiram e pensam um dia fazer da música uma profissão e principalmente mostrar como é o mundo de concertista pela Europa e pelo mundo afora”, disse Alan Morais, presente da AVM.

O propósito desse tipo de evento é também criar uma cultura de música erudita na cidade, de acordo com o professor Renan. Para ele, a participação da Uern em apresentações como essa “é natural”. Com o curso de Música, a Universidade se constitui num centro importante na formação de músicos profissionais na região.

Degivaldo Avelino, professor de música do Colégio Menino Deus, disse que a orquestra da instituição existe há seis anos e que a apresentação foi uma grande oportunidade para seus alunos. “Contribui para a formação deles”.

Iasmim Estevaz, aluna de Avelino, estava um pouco nervosa. Já tinha se apresentado antes, mas não com tanto público. “Por ser um evento mais importante, é um sentimento novo, de satisfação”, contou.

A agenda de Jonas Egholm não se limitou à noite de sexta. Neste sábado, 20, lecionou uma “masterclass” aberta ao público e gratuita no auditório do Departamento de Artes (Dart) da Faculdade de Letras e Artes (Fala).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support