A Universidade de Oregon, localizada no estado norte-americano de mesmo nome, manifestou interesse na criação de uma parceria que possibilitasse o intercâmbio de alunos, professores e técnicos entre a instituição e a UERN.
Na última sexta-feira (6), o professor Pedro Rojas, do Departamento de Ciências Sociais da UERN, foi recebido pelo responsável pelo Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Oregon, professor Paolo Daniele, que destacou os benefícios, para as duas instituições, a partir da parceria. Pedro Rojas representou no encontro a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UERN (DAINT).
Conforme Pedro Rojas, o principal interesse da universidade americana, inicialmente, seria aprimorar o conhecimento de seus professores sobre o português falado no Brasil. Contudo, salienta, num segundo momento, outras iniciativas podem ser firmadas voltadas ao desenvolvimento de ações como pesquisas conjuntas.
“O conhecimento é um assunto estratégico para os povos do mundo. Por isso, estabelecer conexões significativas no âmbito da produção acadêmica e científica é relevante”, destaca Pedro Rojas.
“Com este acordo, podemos conhecer as pesquisas de ponta que estão sendo desenvolvidas na universidade americana, trocar experiências científicas, linguísticas e culturais entre professores, alunos e técnicos administrativos”, acrescenta o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UERN, Pedro Adrião.
Conforme o diretor, uma minuta sobre o intercâmbio será enviada para a Universidade de Oregon para ser analisada pelo setor jurídico da instituição. Após a aprovação, acrescenta, já pode ser iniciado o intercâmbio de membros das comunidades acadêmicas.