Uern/UFPR formam 30 doutores em direito através de Dinter

Professores da Faculdade de Direito (FAD) concluíram com sucesso as defesas de tese, resultado do acordo de cooperação técnico-científica celebrado entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcitern), que possibilitou a implantação e a execução de um Doutorado Interinstitucional em Direito – DINTER UFPR/UERN.

A última defesa de tese ocorreu nesta quinta feira, 29. Foram 30 defesas de doutorado no âmbito do acordo, dos quais 20 da Uern, proporcionando a ampliação do número de profissionais qualificados, em nível de excelência em Direito no Rio Grande do Norte, estimulando o engajamento profissional e acadêmico, bem assim a continuidade de estudos avançados no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Todos os participantes conseguiram concluir, havendo 100% de aproveitamento.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPR é avaliado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – o maior conceito já atingido por um Programa de Pós-Graduação em Direito no Brasil.

“Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão a todos os envolvidos neste programa interinstitucional que nos proporcionou uma experiência de aprendizado tão enriquecedora. Desde os coordenadores até os professores, pesquisadores e equipe administrativa, cada um desempenhou um papel vital para o sucesso deste empreendimento acadêmico”, disse o professor Sergio Alexandre, coordenador operacional do projeto na Uern.

Concluíram a pós-graduação os professores Andrea Maria Pedrosa Silva Jales, Clédina Maria Fernandes, Daniel Monteiro da Silva, Denys Tavares de  Freitas, Dijosete Veríssimo da Costa Júnior, Edigleuson Costa Rodrigues, Edmar Eduardo de Moura Vieira, Elissandra Barbosa Fernandes Filgueira, Fabio Wellington Ataíde Alves, Fernanda Abreu de Oliveira, Hamilton Vieira Sobrinho, Herry Charriery da Costa Santos, Humberto Henrique Costa Fernandes do Rêgo, Igor de Lucena Mascarenhas, João Paulo dos Santos Melo, José Anselmo de Carvalho Júnior, José Armando Pontes Dias Junior, José Herval Sampaio Júnior, Julio Thalles de Oliveira Andrade, Lindocastro Nogueira de Morais, Marcelo Roberto Silva dos Santos, Maria do Socorro Diógenes Pinto, Marianna Perantoni Pereira, Marliete Lopes dos Santos, Marlusa Ferreira Dias Xavier, Patrícia Moreira de Menezes, Rafael Vieira de Alencar, Rosângela Viana Zuza Medeiros, Valéria Maria Lacerda Rocha, Xisto Tiago de Medeiros Neto.

Como resultado do trabalho de discentes e docentes participantes do Dinter, houve extensa produção científica, com a publicação em periódicos de pelo menos 60 artigos completos, mais de cem capítulos de livros, bem como a publicação de mais de uma dezena de livros.

Para o professor Sérgio, destaca-se “a relevância da qualificação dos docentes para a melhoria contínua da qualidade do ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Uern. Sem sombra de dúvidas, a expertise e o comprometimento dos professores envolvidos neste programa desempenham um papel crucial em inspirar e orientar os doutorandos, bem como em conduzir pesquisas inovadoras que contribuem significativamente para o avanço do Direito”.

Destacando a parceira entre instituições, a professora Ellany Gurgel, disse que “o resultado desse esforço conjunto foi a formação de profissionais ainda mais capacitados para atuar na área do Direito, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e social de nossa região”.

Um dos concluintes, professor Edigleuson Rodrigues, da Uern Mossoró, comentou sobre a “rica oportunidade” para sua qualificação profissional e crescimento pessoal. “Esse doutorado também se mostra como uma grande conquista para a Universidade, uma vez que ampliará as possibilidades acadêmicas da instituição, tanto em relação a uma melhoria no ensino prestado pelos novos doutores, como também consiste em um avanço na pesquisa desenvolvida na Instituição”.

A ideia é que, com o corpo docente capacitado, a Uern passe a ofertar seu próprio curso de mestrado.