Uern terá Corredores da Ciência em Natal e Mossoró

O Conselho Diretor (CD) aprovou as resoluções que preveem o convênio entre a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) para concretização dos projetos de Corredores da Ciência nos campi de Natal e Mossoró. Unânimes, as votações ocorreram no ensejo da 1ª Reunião Extraordinária do colegiado, realizada na tarde desta terça-feira, 26.

Em Mossoró, o projeto se chama “Corredor da Ciência: um espaço para ver, sentir, interagir e transformar”. Em Natal, “Complexo da Ciência da Zona Norte”.

Relatador da análise minuta de resolução da proposta no interior, o conselheiro Jadson Arnaud disse que o Corredor da Ciência permitirá que a Universidade dê “passos significativos” no desenvolvimento da pesquisa científica. A conselheira Ana Maria Morais relatou o projeto na Zona Norte da capital e destacou: “Trata-se de um espaço que possui diversos ambientes formativos e destinados a atividades artístico-culturais, como sala de dança, anfiteatro, laboratório de informática e salas para cursos e outras atividades”.

Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, o professor Cláudio Lopes explica que a iniciativa trabalha o tripé ensino, pesquisa e extensão, envolvendo diferentes departamentos acadêmicos. “Trata-se de um projeto ímpar e inovador. A gente não tem outro sequer semelhante a esse. É um projeto que vai ficar perene, porque a gente vai ter uma infraestrutura construída”, disse.

A reitora Cicília Maia declarou que esse projeto será “um divisor de águas, especialmente aquilo que tange ao acolhimento e recebimento da comunidade externa, para que a gente possa democratizar cada vez mais o conhecimento, o ensino, a pesquisa e a extensão”. Manifestou ainda a esperança de levar equipamentos semelhante para outro campi.

Outros pontos da ordem do dia

Na reunião, os conselheiros aprovaram ainda as minutas de resolução que aprova alteração no Regimento Interno da Junta Multiprofissional da Fuern; a que institui o Programa de Apoio à Participação de Estudantes em atividades acadêmicas, esportivas, culturais e políticoestudantis; a que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Capacitação do Pessoal Docente da Uern; a que altera reajusta o quantitativo de vagas de Estágio não obrigatório. Por fim, o colegiado aprovou o calendário de suas reuniões ordinárias deste ano.