A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve quatro artigos aprovados para apresentação no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2025), o mais importante evento acadêmico da América Latina nas áreas de jogos digitais, entretenimento e computação gráfica. A próxima edição do evento será realizada em Salvador (BA).
Dois dos artigos aprovados resultam da criação de jogos analógicos com foco em educação e inclusão. Os projetos são frutos da parceria entre o prof. Dr. Heitor Liberalino (Departamento de Informática da Uern), a professora e doutoranda Rebeca Sasso (UFSM), o técnico administrativo Dênis Freire, o egresso e administrador de TI Ed Carlos Pessoa e as estudantes Gisélia Cristina Marinho e Maria Eduarda Pinto, do curso de Ciência da Computação da Uern. Os jogos propõem experiências lúdicas e acessíveis, pensadas para desenvolver habilidades cognitivas, criativas e colaborativas com conteúdo de computação.
Outro trabalho aprovado apresenta um jogo digital baseado na obra clássica “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan. O jogo transforma os desafios matemáticos da narrativa em situações interativas, proporcionando uma nova forma de ensinar e aprender matemática. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a professora doutora Aylla Araújo e o estudante Ofnésio Lavôr, com ênfase na interdisciplinaridade entre literatura, matemática e tecnologia educacional.
O quarto artigo, intitulado “Unplugged computing and computational thinking: approaching the subject as an Extension Curricular Unit”, trata de uma experiência de ensino por meio de computação desplugada e jogos educativos. A proposta foi implementada como uma Unidade Curricular de Extensão e envolve metodologias ativas e acessíveis para promover o pensamento computacional sem a necessidade de recursos tecnológicos. O artigo é assinado por Heitor Liberalino, pelo técnico e doutorando Bezerra Neto e pelas estudantes Gisélia Cristina e Maria Eduarda.
Além de coordenar e orientar os projetos, o professor Heitor Liberalino também atua como coorientador de pesquisas junto à doutoranda Rebeca Sasso (UFSM) e promove, anualmente, uma Mostra de Jogos Digitais e Analógicos na Uern. O evento é resultado direto das atividades realizadas nas disciplinas ministradas por ele no Departamento de Informática e tem se consolidado como um espaço de visibilidade para os trabalhos dos estudantes e para a experimentação criativa no ensino da computação.
“A aprovação desses trabalhos no SBGames é um reconhecimento ao esforço coletivo de estudantes, técnicos e professores. Mostra que é possível fazer ciência com criatividade, colaboração e impacto social”, destaca Heitor Liberalino.
Segundo Bezerra Neto, “o projeto nasce da escuta ativa dos estudantes e da vontade de tornar o ensino mais envolvente e significativo”. As alunas Gisélia e Eduarda comemoram a oportunidade de apresentar os resultados em um congresso de dimensão internacional: “É uma experiência que valoriza nosso percurso acadêmico e abre portas para novas possibilidades”.
Com a aprovação dos quatro trabalhos, a Uern reafirma seu compromisso com a formação de excelência, a produção científica de qualidade e o desenvolvimento de soluções criativas para a educação, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
SBGames
Promovido anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SBGames reunirá pesquisadores, estudantes, professores e profissionais da indústria de todo o Brasil e do exterior. O evento é reconhecido por destacar produções científicas e tecnológicas inovadoras com impacto social, educacional e cultural.