Uern tem projetos aprovados em chamada da CNPq para bolsas na pós-graduação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, teve projetos aprovados na Chamada CNPq nº 69/2022 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) – Mestrado e Doutorado – 2022.

Serão contemplados 20 alunos de Programas de Pós-Graduação da Uern, sendo 10 de doutorado e 10 de mestrado. As bolsas de doutorado terão duração de 48 meses, já as de mestrado têm duração de 24 meses.

O Edital tem como objetivo apoiar Projetos Institucionais para Pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas Instituições de Ensino Superior (IESs) e nas Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado no País, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).

O PIBPG é um programa que visa fomentar a formação de recursos humanos de alto nível, com bolsas de estudo para mestrado e doutorado em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País. É um incentivo importante para o aprimoramento e a qualificação dos profissionais do setor de pesquisa e desenvolvimento, e busca contribuir para a produção de conhecimento e para a inovação tecnológica.

A proposta é fomentar o desenvolvimento de pesquisas de excelência com foco em resultados e na solução de problemas socioeconômicos do País, além de incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nos Temas Estratégicos de Pesquisa das IESs/ICTs.