Uern tem dois projetos aprovados no programa PET-Saúde: Equidade do Ministério da Saúde

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve dois projetos aprovados para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade), do Ministério da Saúde. O resultado dos projetos selecionados em todo país foi divulgado nesta terça-feira, 2, pelo órgão federal, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação.

Foram selecionados os projetos: “PET equidade no Seridó Potiguar: cuidado e valorização das trabalhadoras da Atenção Primária Saúde de Caicó/RN”, desenvolvido pela Uern Caicó e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e “O SUS é porque nós somos: As Interseccionalidades do Cotidiano no Trabalho em Saúde”, uma parceria entre a Uern Mossoró e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Os projetos contemplam ações de valorização de trabalhadoras e futuras trabalhadoras no SUS e enfrentamento as violências no âmbito do trabalho em saúde, no que diz respeito a gênero, raça, etnia, etarismo e suas interseccionalidades.

De acordo com a professora Maura Vanessa, coordenadora de um dos projetos selecionados, a aprovação prevê financiamento por 2 anos de bolsas para tutores, preceptores e estudantes de cursos da saúde e das áreas de ciências humanas e sociais para atuação nos dois projetos contemplados.

A professora Cíntia Mikaelle Cunha, também coordenadora de um dos projetos, destaca que as ações de capacitação serão desenvolvidas em torno de cinco eixos temáticos: valorização das trabalhadoras do SUS, Saúde Mental do trabalhador, Capacitismo no cuidado em saúde, Equidade de Gênero e Transfobia, e as violências relacionadas ao trabalho na saúde.

O Rio Grande do Norte é o estado, que junto com Ceará e Bahia, registrou o maior número de projetos aprovados, sendo quatro no total, dos quais dois foram da Uern. As atividades dos projetos aprovados terão início em maio, com ações em Caicó e Mossoró.

O Programa PET-Saúde é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação.

A iniciativa tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

A relação dos resultados aprovados pode ser conferida aqui.