Uern tem adesão aprovada em Mestrado Profissional de Sociologia

Em mais um passo para o fortalecimento da pós-graduação, a Uern teve sua adesão aprovada, neste mês, no  Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio), coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e oferecido em nove instituições de educação superior públicas do Brasil.

O novo curso passará por aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern (Consepe) e, caso seja aprovado, deverá ofertar vagas ainda neste ano, com previsão de início das aulas para 2024. As atividades acontecerão no campus da Uern Mossoró.

Conforme a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, professora Ellany Gurgel, o Profsocio tem como objetivo propiciar a formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica. A meta do programa é desenvolver, junto aos professores de Sociologia do ensino médio, as competências para conceber e executar uma aula de acordo com a legislação vigente e o projeto político pedagógico da escola onde atuam.

Com a aprovação do novo curso, a Uern passará a contar com 23 mestrados, os quais, juntamente com 4 cursos de doutorado já ofertados, têm fortalecido as atividades de ensino e pesquisa na Universidade.

Do total de cursos de pós-graduação da Uern, de acordo a avaliação quadrienal da Capes 2017-2020, 25% dos programas possuem conceito 5, enquanto 35%  têm nota 4 e 40%, nota 3.

Sobre o novo curso

O ProfSocio é um mestrado profissional oferecido gratuitamente, em nível de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC).

O curso totaliza 450 horas, equivalentes a 30 créditos de disciplinas cursadas, somadas a outros 12 créditos correspondentes à redação do trabalho de conclusão de curso.

O mestrado concentra três linhas de pesquisa: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; e Práticas de ensino e conteúdos curriculares.

Veja mais informações na página do curso.