...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern tem 47 projetos que serão certificados pelo Selo ODS Educação 2024

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conta com 47 propostas na Lista Oficial de Projetos Certificados pelo Selo ODS Educação 2024. Este é o terceiro ano consecutivo que a Instituição é contemplada com a certificação.

A cerimônia nacional de certificação será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, dia 20 de março, a partir das 14h. A iniciativa reconhece o trabalho organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da AGENDA 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade.

Na primeira edição, a Uern foi contemplada através de uma iniciativa do ODS 5 (Equidade de Gênero). No ano passado, foram 28 projetos, relacionados em 13 dos 17 objetivos definidos pela ONU. E neste ano, o número de iniciativas contempladas subiu para 47 projetos.

Os coordenadores dos projetos contemplados podem ter acesso ao resultado através da plataforma do Selo ODS.

Para a Assessoria de Governança e Transparência da Uern, Jéssica Figueiredo, a contemplação dos projetos é motivo de orgulho para a instituição. “A participação da Uern nas ações do Selo ODS foi incrível. A cada ano, aumentamos o número de projetos cadastrados. Isso mostra que a Uern é uma universidade que pensa na sustentabilidade, pensa no próximo, é socialmente referenciada, é inclusiva, é includente e que se preocupa também com o meio ambiente”, declara.

O Selo ODS Educação é realizado pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, e UNB 2030. Neste ano, serão contempladas com o selo 74 instituições, entre Universidades federais e estaduais, Institutos federais, Instituições privadas e comunitárias, e centros, colégios e escolas.

De acordo com o Portal das Nações Unidas, Agenda 2023 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, devem implementar um plano, com 17 objetivos, com o fim de concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade.

Projetos contemplados com selo ODS

  1. Projeto Rede Idiomas sem Fronteiras – ODS 4
  2. Eletrônica Básica com Arduino – ODS 4
  3. Ambulatório das Residências em Saúde – ODS 3
  4. Fuxico de mãe: compartilhando experiências no maio furta cor – ODS 4; ODS 10; ODS 3; ODS 5
  5. Ensinando às Crianças Aspectos de Higiene – ODS 4
  6. Monitoria do Cursinho Popular Nísia Floresta: Contribuindo para formação de Mulheres – ODS 5
  7. Direitos Sexuais e Reprodutivos: escolhas conscientes – ODS 4; ODS 3
  8. Inclusão de pessoas surdo/cegas: por um instrumento de acessibilidade na esteira das tecnologias assistivas – ODS 10
  9. A Educação em Direitos Humanos: formação e práticas – ODS 16
  10. Núcleo De Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos – ODS 16
  11. Monitoramento dos impactosambientais do uso e ocupaçãodo solo sobre a qualidade da água no trecho urbano do Rio Mossoró – ODS 6
  12. Resolução de problemas como estratégia no ensino de programação e raciocínio lógico – ODS 4
  13. Ambulatório integrativo e o cuidado humanescente em saúde por meio das práticas integrativas – ODS 3
  14. Comissão de inclusão, diversidade e saúde do DGE/FAFIC/UERN – OSD 4
  15. Centro de Cuidado e Formação Interprofissional em Saúde da População LGBTI+: Ambulatório LGBTI+ da UERN – ODS 3
  16. Da Sobrecarga Materna ao Cuidado Humanescente: A Importância da Atenção integral às Mães Atípicas – ODS 3
  17. Fortalecimento da Internacionalização Universitária: um caminho para a educação de qualidade e redução das desigualdades – ODS 4
  18. Interatec – ODS 10; ODS 5
  19. Trajetória de uma mulher de sítio em diálogo com os saberes da experiência e os saberes acadêmicos – ODS 10
  20. A aprendizagem da convivência pacífica na Perspectiva Inclusiva: (Auto) Biografia como uma prática reflexiva de formação no Ensino Superior – ODS 16
  21. Identificação da Erosão Costeira nas Praias de Alagamar, Pernambuquinho e Barra, Município De Grossos/RN – ODS 14; ODS 13
  22. Uern Conexão Global: Inclusão e Equidade na Internacionalização do Ensino Superior – ODS 5; ODS 4
  23. Bem-te-vi: asas e cores – Curso para pessoas gestantes – ODS 5; ODS 3; ODS 4
  24. Uern 60+ – ODS 4
  25. Inovar práticas para discentes cadeirantes no Ensino Superior – ODS 10
  26. Avaliação da qualidade de imagens de super-resolução – ODS 4
  27. interiorizando, ampliando e fortalecendocuidado humanescente em saúde – ODS 3
  28. Memórias e saberes de Quilombo experiências de vida nas vozes de mulheres quilombolas – ODS 10
  29. Ambulatório de Doença de Chagas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – ODS 3; ODS 17
  30. Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) – ODS 10
  31. Uern Sangue Bom – ODS 17
  32. Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola – PraLEE – ODS 4
  33. Observ- Observatório da Saúde do Servidor – ODS 3
  34. Intervenções em Saúde no Mundo do Trabalho – OSD 3; ODS 5
  35. Sistema Automatizado de Irrigação Baseado no Método Hargreaves-Samani – ODS 9
  36. Análise da percepção ambiental dos moradores de Macau, Rio Grande do Norte em relação as mudanças climáticas – ODS 13
  37. Observatório Potiguar de Inovação do Turismo – ODS 17
  38. Internacionalização das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência – ODS 4
  39. FANATicosda Química : Utilizando o teatro de temática científica para divulgar a ciência – ODS 4; ODS 13
  40. Democratização do Acesso e Permanência de estudantes com deficiência no Ensino Superior: caminhos formativos por entre fios e teias de significados – ODS 4
  41. E Nasceu o Amor: Acolhimento desde o Pré-Natal – ODS 3; ODS 4; ODS 10; ODS 17
  42. UERN Vida Saudável – ODS 4; ODS 3; ODS 17; ODS 8
  43. Memórias E Saberes Ancestrais Dos/As Pioneiros/As Da Louvação ao Baobá Na Cidade De Mossoró/RN – ODS 10
  44. RELTEC- Reaproveitamento do Lixo Tecnológico (Lixo eletrônico) – ODS 12; ODS 13
  45. Projeto Transver – Cuidado em Saúde da população TT – ODS 3; ODS 4; ODS 17
  46. Ética e Bioética na formação dos cursos de Graduação das Ciências da Vida da Uern a partir do Core Curriculum Unesco – ODS 4
  47. Políticas de Inclusão para estudante com deficiência: contribuições para o acesso e permanência no Ensino Superior – ODS 16
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support