Uern sediará Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024

No próximo dia 21 de setembro, o Campus Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será palco do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é direcionado a crianças, adolescentes e jovens, com e sem deficiências, oferecendo uma experiência inclusiva e lúdica nos esportes paralímpicos.

O festival visa proporcionar aos participantes uma vivência enriquecedora em três modalidades paralímpicas: Bocha, Futebol e Vôlei Sentado. As atividades serão realizadas das 9h às 12h, no Departamento de Educação Física da UERN. O objetivo é promover a inclusão social e a interação entre todos os participantes, destacando a importância do esporte como ferramenta de integração e desenvolvimento.

Os participantes serão recebidos no momento do credenciamento, quando receberão camisetas do festival. As atividades esportivas serão conduzidas por profissionais capacitados, garantindo uma experiência segura e divertida para todos. Ao final das atividades, será oferecido um lanche para os participantes.

A professora Maria Irany Knackfuss, da Faculdade de Educação Física (Faef), destaca a importância do evento: “Esse evento para a UERN é de fundamental importância porque, em primeiro lugar, nos preocupamos com a formação de pessoas com deficiência. Oportunizamos a prática do esporte para crianças com deficiência. Além disso, trabalhamos na formação dos nossos alunos universitários”.

Para ela, “a partir do momento em que se possibilita a vivência com crianças através da prática da atividade esportiva, nossos alunos poderão voltar para suas cidades e trabalhar com essas atividades, oportunizando mais crianças e pessoas com deficiência. É uma forma de abrir mercados de trabalho para nossos alunos”.

Para encerrar o evento, será exibido um vídeo com depoimentos de paratletas, compartilhando suas histórias de superação e conquistas no esporte paralímpico. Essa apresentação tem o intuito de inspirar e motivar os jovens participantes a se envolverem no movimento paralímpico.

INSCRIÇÕES ABERTAS – Os interessados em participar do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 podem inscrever seus filhos ou alunos através deste link. Todos podem aproveitar a oportunidade de vivenciar um dia de inclusão, esporte e diversão. A presença dos participantes é fundamental para o sucesso desse evento que celebra a diversidade e a inclusão através do esporte.