A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediará, no período de 09 a 11 de dezembro de 2025, o IV Encontro Internacional do Observatório da Energia Eólica, evento realizado pelo Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas – LECAP, sob a coordenação dos professores Rodrigo Guimarães de Carvalho e Fábio Ricardo Silva Beserra.
A rede de pesquisa do Observatório da Energia Eólica nasceu há aproximadamente 15 anos com os primeiros estudos sobre os impactos da expansão das energias renováveis no Ceará e no Rio Grande do Norte, e a realização de eventos como esse possibilita fortalecer os debates acerca do tema. “Hoje é uma rede internacional que pesquisa os impactos e transformações advindas da transição energética, discutindo como ter uma transição energética com justiça socioambiental, a partir da expansão da produção de energia eólica, solar e do hidrogênio verde”, disse o prof. Rodrigo Guimarães.
O evento ocorrerá de forma híbrida, com atividades remotas e presenciais. No dia 09 de dezembro a programação será online, com transmissão pelo canal do PPGEO-UERN no youtube. Na ocasião, haverá palestrantes internacionais e a participação da coordenadora geral da rede, professora Adryane Gorayeb, da Universidade Federal do Ceará. Já no dia 10 de dezembro as atividades serão presenciais, na sala multiuso da biblioteca na Uern Mossoró, com palestras, mesas de debate e reuniões. Por fim, no dia 11 de dezembro acontecerá uma visita técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, localizada entre os municípios de Macau e Guamaré.
Com uma programação diversificada, o encontro abordará desafios, perspectivas e inovações no setor das energias renováveis para o Brasil e o semiárido brasileiro. Alguns dos destaques da programação serão a professora Wanessa da Silva Gomes, da Universidade de Pernambuco, que fará a palestra de abertura abordando sobre os impactos de usinas eólicas na saúde de comunidades, e a professora Angeles Barral Muñoz, da Universidad de Huelva (Espanha), que apresentará as mudanças no uso e ocupação da terra na Espanha provenientes da expansão da produção de energias renováveis.
O evento é voltado para aqueles que se interessam pela temática, além de alunos, pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil. As inscrições são gratuitas e estarão abertas em breve, podendo ser feitas pelo site: https://observatoriodaenergiaeolica.ufc.br.
Para mais informações, é possível contactar pelo e-mail: iv.encont.observat.ener.eolica@gmail.com.