A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediou a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 8, na Central de aulas de Ciências da Computação, auditório de Computação, no Campos Mossoró.
O Conselho é composto por representantes da Prefeitura Municipal de Mossoró, da Câmara Municipal de Mossoró, Instituições de Ensino Superir (IES), representantes de classe e representantes empresariais. A Uern está representada no Conselho por meio da reitora e do vice-reitor, Cicília Maia e Chico Dantas (membros titulares) e os professores Janderson Dantas e Jéssica Figueiredo (suplentes).
No encontro, foi aprovado o regimento interno do Conselho e eleita a diretoria executiva. Também foi deliberado sobre a criação de grupos de trabalho e o cronograma de atividades para os próximos meses.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Mossoró e professor da Uern Pedro Fernandes, presidente do Conselho, informa que o colegiado atende a Lei N° 3.914, de 29 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a instituição da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia, apoiar a interação entre empresas, governos, instituições de ensino, com o escopo de alavancar o desenvolvimento econômico e social por meio das práticas baseadas na ciência e tecnologia, entre outros.
A reitora Cicília Maia ressalta que este é um momento significativo, de valorização da produção científica e do estímulo à cultura de inovação. “Esse é um Conselho muito importante. É uma alegria poder acolher essa reunião e debater esse tema tão importante para a desenvolvimento da sociedade”, afirma.
O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação tem o intuito de efetivar as ações previstas na Lei N° 3.914, a fim de fomentar a cultura de ciência e inovação no município. “Contamos com a representação de Universidades e diversos setores para conduzir as atividades com vista a efetivação da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, declara.