...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern sedia momento formativo de gestores sobre acolhimento de refugiados, apátridas e migrantes

Gestores públicos de nove municípios potiguares participaram de evento formativo realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) na manhã desta quarta-feira (27), como parte da 1ª Reunião do Fórum Nacional de Conselhos e Comitês Estaduais para Refugiados, Apátridas e Migrantes.

“A articulação com outros municípios vai nos ajudar a mapear e acompanhar a presença dessa população na região. Por isso esse momento: uma conscientização da responsabilidade social que o estado brasileiro tem com essa população. E o apoio das gestões municipais é de fundamental importância”, disse a professora Eliane Anselmo, pró-reitora adjunta de Extensão. 

A Uern apoia o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (Ceram/RN) no atendimento à população refugiada e migrante em Mossoró e região.

Na abertura do evento, a reitora Cicília Maia mencionou a importância de a Universidade captar esse tipo de iniciativa. “Precisamos abrir mais portas para esses grupo”, disse, lembrando que a Uern é uma instituição inclusiva, includente, socialmente referenciada e afro referenciada.

“Essa é uma pauta de todos nós. Todos precisamos entender que nossos espaços têm que estar abertos a essas pessoas”.

Thales Egídio Macedo Dantas, presidente do Ceram/RN, destacou que esse assunto não é mais um assunto importante apenas nas regiões Norte e Sudeste. De acordo com o presidente, “o RN é uma rota dos venezuelanos e Mossoró tem mais indígenas da etnia Warao que Natal”.

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) também participou da formação na Uern, através das representantes Lyvia Barbosa e Gisele Netto, que expuseram a situação dos refugiados no Brasil e o atendimento prestado. 

A 1ª Reunião do Fórum Nacional de Conselhos e Comitês Estaduais para Refugiados, Apátridas e Migrantes começou na terça-feira (26), no Centro de Convenções de Natal. Na Uern, o evento teve apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

Na Fafic, participaram os municípios de Mossoró, Upanema, Assú, Paraú, Felipe Guerra, Areia Branca, Rafael Godeiro, Baraúna e Natal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support