...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN sedia Jornada Fladem Brasil com debate sobre Educação Musical

No último sábado (13), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediou a Jornada Fladem Brasil, evento do Fórum Latino-Americano de Educação Musical. A ação está acontecendo em 23 cidades no Brasil, com o tema “Educação Musical, Democracia e Práticas Emancipatórias: Perspectivas e Abordagens”.

O objetivo da II Jornada Fladem Brasil é investigar e propor práticas e políticas de educação musical centrada nas lógicas próprias dos países da América Latina. Cada cidade sede da Jornada tem sua programação local, a fim de promover um debate entre os princípios de ação do FLADEM.

Em Mossoró, a programação ocorreu no auditório do Departamento de Artes da Faculdade de Letras e Artes da UERN (DART/FALA). A Jornada contou com apresentação musical do aluno Severo Ricardo, oficinas e mesa-redonda sobre “Educação musical, Democracia e Práticas Emancipatórias: perspectivas e abordagens”, com a presença de Anderson Araújo (UERN), Viviane Vaz (UERN), Flávia Fagundes (UERN), Maristela Mosca (UFRN) e Catarina Shin (UFRN).

“A professora Catarina Shin trouxe dois grupos musicais, o “Vivendo o Canto” e “Esperança Vida”, que tem em sua composição pessoas com deficiência. Foi um momento importante para o debate sobre a inclusão por meio da música”, destaca a representante estadual do diretório-geral do Fladem Brasil, Flávia Fagundes.

Conforme a professora, a Jornada, que foi realizada em conjunto com a DART, fortaleceu e potencializou o curso de licenciatura em Música e ampliou as possibilidades de compartilhamento e discussões sobre a educação musical em todo o Estado. Também foi um momento propício para a troca de experiência entre os cursos de Música da UERN e UFRN, bem como a discussão de parceria para otimizar o processo de inclusão na área.

“Nessa Jornada conseguimos motivar alunos a participarem da organização do evento, estimulando a reflexão e discussão sobre diferentes perspectivas da educação musical no nosso País, além de propor discussões pertinentes sobre inclusão, sobre a educação musical brasileira, cultura popular (ensino e aprendizagem musical por meio da rabeca com mestre rabequeiro) e sobre a atual conjuntura política do nosso País”, conclui a professora Flávia Fagundes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support