A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebe nesta quarta-feira, 23, às 17h, no Pátio da Reitoria, o Fórum de Música Banco do Nordeste Cultural. O evento é gratuito, aberto ao público e direcionado à classe artística da linguagem música, especialmente músicos, produtores culturais e demais agentes do setor.
Realizado pelo Banco do Nordeste Cultural com apoio da Uern, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Fórum tem como proposta principal promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva. A intenção é reunir artistas para debater expectativas, demandas e sugestões relacionadas às ações culturais do banco, com vistas a fortalecer a cena musical em Mossoró e municípios vizinhos.
A consultora do Banco do Nordeste Cultural em Mossoró, Mical Martins, destaca que o Fórum é uma ação á parte de uma proposta realizada ao final de cada mês dedicado a uma linguagem artística. “Em julho, voltamos nosso olhar para a música, e o Fórum é o momento de ouvir o retorno dos artistas da área, além de levantar novas possibilidades para projetos futuros. Dessa vez, estamos realizando na Uern, que gentilmente nos cedeu o espaço e estrutura da Reitoria”, explicou.
O Fórum integra o esforço contínuo do Banco do Nordeste para fomentar as cadeias produtivas da cultura nas áreas onde atua, e a parceria com a Universidade reforça essa missão. “É mais uma oportunidade de reunir artistas e agentes culturais para discutir o presente e o futuro da cena musical em Mossoró. A Uern, através da Proex, é parceira do Banco do Nordeste Cultural desde sua chegada à cidade, e o Fórum reforça esse compromisso institucional com o desenvolvimento cultural da região”, afirmou o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.
A programação será centrada em um diálogo aberto, em que os participantes poderão apresentar propostas, relatar experiências e sugerir ações que possam contribuir para a consolidação de uma política cultural participativa e conectada às realidades locais.
Com classificação livre e entrada gratuita, o Fórum acontecerá na Rua Dr. Almino Afonso, 478, Centro de Mossoró. Artistas, estudantes, produtores e interessados em música estão convidados a participar, contribuindo para o fortalecimento de um cenário artístico mais plural e representativo.