Uern sediará Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizarão no dia 20 maio, das 8h30 às 12h, o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. O evento ocorrerá na Faculdade de Educação Física (Faef), no Campus de Mossoró.

O evento é direcionado para crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com deficiência, e tem o intuito de proporcionar aos participantes a inclusão através da vivência lúdica nos esportes paralímpicos. Em Mossoró, uma das cidades completadas com o festival, serão oferecidas atividades em quatro modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, vôlei sentado e parabadminton.

No local do evento, ao realizar o credenciamento, os participantes receberão as camisetas do festival. Após a vivência das atividades, terá um momento de lanche e conversação. O festival será finalizado com a apreciação de um vídeo com depoimento de paratletas sobre suas experiências e vivências no esporte.

Sobre a Uern sediar o festival, a professora Maria Irany Knackfuss da Faculdade de Educação Física (Faef), ressaltou que “hoje a Uern é considerada uma universidade de referência, e a inclusão é a plataforma da professora Cicilia Maia. Então, essa inclusão se torna importante para todas as pessoas que buscam a melhoria da qualidade de vida”, diz

Para participar do evento, é necessário preencher o formulário de inscrição.

O Festival é fruto de um convênio entre a Uern e o CPB, que resultou na criação do Centro de Referência Paralímpico, que oferece uma série de atividades esportivas a crianças e jovens matriculados em escolas do Estado, com deficiência física, visual e intelectual, objetivando identificar e desenvolver talentos, formar e treinar atletas paralímpicos desde a iniciação até ao alto rendimento.