Uern sedia encontro formativo com os estudantes do programa Gente do Campo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediou na manhã desta terça-feira, 28, o encontro formativo com os estudantes do programa Gente do Campo. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), em Mossoró.

O encontro reúne estudantes do curso tecnólogo em Agroecologia e do curso de especialização em Inovações e Estratégias de Assistência Técnica para a Agricultura Familiar. A proposta é possibilitar a troca de experiência entre estudantes e professores para discutir a possibilidade de pesquisas na área de agroecologia.

“O objetivo é promover um seminário que pesquisa, no qual os estudantes vão conhecer os possíveis orientadores e definir uma área de atuação para as pesquisas que serão desenvolvidas ao longo dos dois cursos”, informa a Supervisora do Programa Gente do Campo, Márcia Regina Faria, destacando que os cursos ocorrem de forma presencial, ministrado pela Uern.

A reitoria Cicília Maia ressaltou a importância das entidades parceiras para a execução desse programa. “O Gente do Campo é uma ferramenta de transformação no Estado. É um programa que trará grandes benefícios para o desenvolvimento da região e possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar”, declara.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte (SEDRAF), Alexandre Lima, agradeceu aos parceiros e enfatizou que o programa tem contribuído para potencializar as dinâmicas e ações sustentáveis de desenvolvimento rural e fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado.

O Diretor-Geral da Emater/RN, César José, agradeceu às instituições parceiras, em especial a Uern. “A Uern tem compromisso e engajamento com as causas populares do RN, e não seria diferente com o projeto Gente do Campo. O programa adota um modelo pioneiro no Brasil e tem contribuído para a formação de pessoas engajados em um novo fazer na assistência técnica na área rural”, afirma.

Além do encontro com estudantes e professores, o evento contou com palestra com o titular da Sedraf, Alexandre Lima, e o vice-reitor eleito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Nildo Dias.

O programa Gente do Campo representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

Também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da Emater-RN, em parceria com a Uern.

O Programa se estrutura por meio de um Convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN, a Sedraf, Uern e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) e o Governo Estadual do Rio de Grande do Norte.