Uern sedia 8º Fórum de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador

Com palestras e apresentações voltadas a ações e políticas ligadas à promoção da qualidade de vida e do bem-estar no funcionalismo público estadual, o 8º Fórum de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador foi realizado na manhã desta sexta-feira (29), na Uern Mossoró.

Promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), em parceria com a Uern, o fórum foi realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) da Universidade, reunindo servidores da esfera estadual, estudiosos da temática e o público interessado em geral.

Inicialmente, o evento contou com apresentação musical do grupo Choro Didático e mesa de abertura composta pela reitora da Uern, professora Cicília Maia, o vice-reitor, professor Chico Dantas, o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uern, Isabel Amaral, e o presidente da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), Ricardo Carneiro.

Durante a abertura, a professora Cicília Maia destacou a relevância do tema da qualidade de vida e saúde para os servidores. “Nós temos aqui gente cuidando de gente. E as pessoas que estão cuidando também precisam de cuidado. Às vezes essa dimensão passa despercebida”, destacou.

“É oportuno aqui repetir que estamos vivendo uma era da superficialidade, uma era do instagramável, da instantaneidade”, frisou a reitora, acrescentando a necessidade de se ouvir com atenção as pessoas.

Também durante a abertura, o secretário de Administração do Estado ressaltou que a saúde dos servidores é importante não apenas para os indivíduos, mas também para as próprias organizações.

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica do kit de participação para os servidores que irão competir no Circuito de Corridas do Servidor

“Eu já fui presidente de sindicato (dos Auditores Fiscais do RN) e eu via como havia uma queda na produtividade quando um direito do servidor, por exemplo, não era atendido”, ilustrou Pedro Lopes, que é também coordenador do Comitê Gestor do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST).

Ainda durante o evento, foi realizada a entrega simbólica do kit de participação dos servidores irão competir na próxima etapa do Circuito de Corridas do Servidor, neste sábado.

A entrega foi feita, pelos membros da mesa do fórum, à servidora Nara Azevedo de Souza.

Após a cerimônia de abertura, o evento contou com as palestra “Reflexões sobre o Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST)”, com a coordenadora de Gestão de Pessoas/Sead e coordenadora da Rede Estadual de Gestão de Pessoas (REGESP), Ilana Von Sohsten.

Em seguida, os participantes acompanharam as palestras “Política de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito da Administração Pública Estadual” e “Empatia, bem-estar e QVT”.

As palestras foram proferidas, respectivamente, pelo presidente da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), Ricardo Costa do Amaral Carneiro, e pela diretora da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (DDPQV/PROGEP) da Uern, Bianca Valente.

Após a abertura, o evento contou com as palestra “Reflexões sobre o Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho”