A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza, durante todo o mês de junho, uma nova edição da campanha Uern Sangue Bom, iniciativa já consolidada como uma importante ação de responsabilidade social da instituição. A campanha acontece em parceria com o Hemocentro de Mossoró, buscando ampliar os estoques de sangue justamente em um período de maior demanda, em razão das festividades juninas e do Mossoró Cidade Junina. Além de estimular a solidariedade, a campanha integra as ações certificadas com o Selo ODS, especialmente no eixo do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17, que trata de parcerias e meios de implementação.
A diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV) da Uern, Bianca Valente, destacou a importância de intensificar o incentivo à doação de sangue durante os períodos festivos, quando há aumento no número de acidentes e, consequentemente, na necessidade de transfusões. “Em períodos de festas, a gente sabe que aumenta a quantidade de acidentes, então quanto mais a gente conseguir aumentar esse estoque de sangue e sensibilizar as pessoas, maior o impacto positivo. É um tempo curto para o doador, mas de uma repercussão imensa na vida de quem precisa, pois realmente salva vidas”, afirmou.

A campanha também conta com o cadastro permanente de doadores da Uern, disponível na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). De acordo com Bianca Valente, o cadastro permite acionar a comunidade acadêmica em momentos de maior necessidade, como no atendimento a pacientes específicos da instituição ou da comunidade externa. “Quando há necessidade, entramos em contato com quem está cadastrado e verificamos a disponibilidade para doar. Além disso, realizamos edições do Dia D antes de grandes eventos, como o Carnaval e agora o Mossoró Cidade Junina”, explicou.
Para a professora Isabel Amaral, titular da Progep, a campanha já integra a cultura institucional da Uern, refletindo seu compromisso social. “O Uern Sangue Bom já é uma campanha consolidada na instituição, onde a gente traz a responsabilidade social e aumenta essa corrente do bem, a corrente pela vida. Convocamos os doadores da nossa instituição para estarem à disposição, principalmente em semanas como essa, que antecedem eventos de grande porte na cidade”, disse. Isabel também deixou um recado aos que ainda têm receio de doar: “A solidariedade é maior do que qualquer medo. Venham ajudar o próximo e a si mesmos, porque quando ajudamos o outro, também nos ajudamos”.
Rede de solidariedade e certificação ODS

O reconhecimento da campanha pelo Selo ODS reforça o papel social da Uern. A campanha foi certificada tanto no ODS 3, que trata da saúde e bem-estar, quanto no ODS 17, relacionado à construção de parcerias e meios de implementação. “A Universidade tem um papel fundamental de responsabilidade social, não só com a sua comunidade, mas com a sociedade como um todo. Essas ações refletem diretamente na sociedade e ampliam nossa rede de solidariedade”, ressaltou Bianca Valente.
O Hemocentro de Mossoró, parceiro da campanha, também enxerga a iniciativa como fundamental para enfrentar os desafios diários na manutenção dos estoques. “O Hemocentro avalia como muito positiva essa iniciativa. É através desse tipo de campanha que conseguimos quebrar tabus e mostrar à sociedade que doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania. Ainda existe o mito de dor e de obrigação de doar repetidamente, mas a doação de sangue deve ser encarada como um compromisso com a vida”, avaliou a assistente social Lenita Helena de Freitas.
Entre os doadores que participaram da campanha está Flávio Ferreira, analista da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que tomou posse na Uern em março e doa sangue desde os 18 anos. “Faço doação de sangue há alguns anos, porque sei que sempre há alguém precisando. É um gesto simples para quem doa, mas que pode significar a vida para quem recebe. A gente nunca sabe quando um amigo, um parente ou até mesmo um desconhecido vai precisar. Por isso, sempre que posso, venho contribuir”, afirmou.
Além das campanhas programadas, a Uern tem buscado ampliar a rede de parcerias para fortalecer ainda mais a iniciativa. Nesta edição, por exemplo, a instituição encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para somar esforços na campanha. “A Universidade cada vez mais aumenta essa rede, e esse é o papel social que ela desempenha”, concluiu Bianca.