A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reforça, neste início de 2026, a chamada pública voltada à construção coletiva de ações, diretrizes e políticas institucionais de sustentabilidade, como desdobramento da participação da instituição na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA).
A comunidade acadêmica pode participar da consulta pública Uern +Sustentável por meio do acesso ao formulário online, disponível nos canais institucionais da Universidade.
A iniciativa convida a comunidade acadêmica — estudantes, docentes, técnicos-administrativos, egressos, colaboradores e membros da sociedade — a participar da consulta que irá orientar os próximos passos da Instituição no fortalecimento do seu compromisso com a Agenda 2030, a justiça climática e o desenvolvimento sustentável.
A consulta pública permanece aberta e tem como objetivo subsidiar a elaboração do Plano de Ação Pós-COP30, além de contribuir para a formulação de políticas internas, projetos estratégicos e ações de curto, médio e longo prazo, que passarão a nortear a atuação institucional da Uern a partir de 2026.
A chamada pública é coordenada pela Assessoria de Governança e Transparência (AGT), responsável por conduzir, no âmbito da Universidade, ações voltadas ao fortalecimento de uma governança institucional alinhada à sustentabilidade.
A participação da Uern na COP30 envolveu uma agenda diversificada, com presença em painéis, mesas-redondas, lançamentos de livros e espaços de diálogo sobre educação, justiça climática, biodiversidade, Amazônia, Semiárido brasileiro e o papel das universidades na transição para modelos de desenvolvimento sustentável.
Com a consulta pública, a Universidade busca agora ampliar o engajamento da comunidade acadêmica, garantindo que as experiências e reflexões da COP30 se traduzam em ações permanentes, integradas à realidade dos campi e às demandas sociais do Rio Grande do Norte.
