...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern receberá mais de R$ 2,3 milhões para melhoria de laboratórios

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá R$ 2.340.261,77, no início de 2025, para implementar melhorias em três laboratórios dos programas de pós-graduação em Física e de Ciências Naturais, Campus Mossoró. A verba é decorrente da aprovação em um edital conjunto, de 2023, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A chamada Pró-Infra Recupera, como o nome sugere, destina-se à recuperação e atualização de infraestruturas de pesquisa, de modo a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro com qualidade internacionalmente reconhecida, bem como aumentar a competitividade do país em diversas áreas de conhecimento.

Na Uern, serão contemplados o Centro de Síntese e Análise de Materiais Avançados (CSAMA), o Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (Lacam) e o Laboratório de Cromatografia.

A elaboração da proposta foi um esforço coletivo, envolvendo pesquisadores(as) e a equipe técnica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

Os reparos e atualizações incluem a modernização de equipamentos essenciais, como sistemas de análise de materiais e cromatógrafos, a substituição de peças desgastadas e a implementação de atualizações tecnológicas para maior precisão e eficiência. Essas melhorias permitirão que os laboratórios atendam a demandas de pesquisa de ponta e ampliem a qualidade da formação acadêmica.

“A recuperação desses equipamentos irá impactar positivamente no desenvolvimento de diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado desses programas. Também irá possibilitar um aumento nas colaborações com outros programas de pós-graduação da Uern e de outras instituições de ensino superior do Nordeste. Os equipamentos também irão atender às demandas de serviços de empresas da região”, explicou o professor João Maria Soares, coordenador da elaboração da proposta inscrita no Pró-Infra.

O resultado final do edital foi divulgado agora no início de dezembro e recebido com grande entusiasmo pela equipe da Propeg.

“Essa conquista representa um marco para a nossa Instituição, evidenciando o reconhecimento do potencial de nossos laboratórios e das pesquisas realizadas na Universidade. Essa conquista é mais um exemplo de como a Uern vem avançando na consolidação de sua infraestrutura de pesquisa e no fortalecimento de sua pós-graduação”, avaliou a professora Ellany Gurgel, titular da Propeg.

O projeto, realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), é fruto de um esforço coletivo que contou com a dedicação dos(as) pesquisadores(as) na elaboração de uma proposta sólida e competitiva.

Rafael Rodrigues, presidente da Funcitern, ressalta que essa parceria com a Uern é importante para o desenvolvimento e recuperação dos laboratórios.

“É um projeto muito exitoso, com 100% dos recursos aplicados no desenvolvimento da nossa infraestrutura, ou manutenção, como é este o caso. A gente julga que é um projeto de extrema relevância para a nossa Universidade, para nossos laboratórios, como também para pesquisa no âmbito da Uern”, comentou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support