Uern recebe workshop sobre a implementação da Metodologia Eli Conecta

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu o encontro de encerramento dos workshops sobre a implementação da Metodologia Ecossistema Local de Inovação (ELI) Conecta. O evento ocorreu na Sala de estudos da Biblioteca Central da Uern Mossoró.

O ELI Conecta tem como objetivo principal estruturar um plano de ação de longo prazo para ampliar a prosperidade do ecossistema local, abrangendo aspectos econômicos, sociais e culturais. “A proposta é conectar os atores, as pessoas, as empresas, as universidades, de modo a fazer essa conexão para fortalecer o ecossistema local de inovação, que nada mais é do que fortalecer um ambiente que seja propício ao empreendedorismo e inovação”, declara Ricardo Pimental, da Impact Hub, empresa responsável por acompanhar a implantação da metodologia.

A metodologia, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), combina conteúdos teóricos com workshops práticos, adaptados às necessidades específicas de cada ecossistema, visando identificar recursos existentes, fortalecê-los e superar lacunas para alcançar resultados positivos em inovação.

Mossoró será um dos primeiros ecossistemas a receber esta metodologia atualizada. A etapa final do Workshop visa elaborar o plano de ação para alcançar os objetivos. Isso envolve identificar pontos de ação para fortalecer o ecossistema e impulsionar seu desenvolvimento.

Para a diretora da Agência Uern Inova, Priscila de Sousa, a metodologia ELI Conecta é de suma importância para impulsionar as ações de empreendedorismo e inovação. “E a Uern contém diversos atores dentro desse ecossistema de inovação em Mossoró. Temos starts-up, incubadoras, empresas juniores, pesquisas voltadas para inovação. Então, é fundamental participar do workshop para otimizar as nossas ações e impactar cada vez mais o trabalho dentro do Ecossistema de Inovação a partir de agora”, declara.