...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern recebe intercambistas de Angola para fortalecer a Atenção Primária à Saúde em Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu dois intercambistas (um médico e um enfermeiro) de Angola, que passam a integrar, respectivamente, o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa integra o Programa de Cooperação Brasil–Angola do Governo Federal.

Durante um momento de acolhimento, os intercambistas visitaram as intalações das Faculdades de Ciências da Saúde (Facs) e de Enfermagem (Faen), e da Unidade de Saúde da Família (USF) do município. O intuito foi apresentar as instalações, a estrutura acadêmica, os cenários de prática e as atividades iniciais previstas nos programas de residência, bem como promover a aproximação com docentes, preceptores, residentes e equipes da Atenção Primária.

A presença dos profissionais angolanos reafirma o compromisso da Uern com a formação em saúde orientada pelas necessidades sociais, especialmente no âmbito da Atenção Primária, reconhecida como ordenadora do cuidado e coordenadora das redes de atenção.

Mais do que uma experiência acadêmica, o intercâmbio representa um espaço de diálogo intercultural, partilha de experiências e construção coletiva do conhecimento — fortalecendo práticas colaborativas, a integralidade do cuidado e a consolidação de políticas públicas em saúde.

Ao acolher os intercambistas, a Uern reafirma seu papel estratégico na formação de profissionais comprometidos com os princípios da equidade, da cooperação internacional e da defesa dos sistemas públicos de saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support