A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza, no próximo dia 11 de junho, a 18ª edição do projeto “Uern – Conexão Global”, com a participação da professora Sarita Monjane Henriksen, referência internacional em política linguística, direitos humanos linguísticos e cooperação acadêmica Sul-Sul.
Pesquisadora da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), Sarita possui ampla formação acadêmica, com pós-doutorado em Direitos Linguísticos pela Universidade de Salamanca (Espanha), doutorado em Política Linguística pela Universidade de Roskilde (Dinamarca), mestrado pela St. Mary’s University College (Reino Unido) e licenciatura pela própria Universidade Pedagógica de Maputo.
Ao longo da carreira, ocupou cargos de destaque em Moçambique e atuou como professora convidada em instituições de ensino superior na Alemanha, Portugal, Brasil e Dinamarca. Suas publicações mais recentes abordam temas como educação comparada e políticas linguísticas para a cidadania global.
Com o tema “Plurilinguismo e Justiça Epistémica nas Parcerias Acadêmicas Sul-Sul”, o evento discutirá as relações acadêmicas entre países do Sul Global e os desafios das desigualdades linguísticas na ciência internacional. A mediação será do professor Jorge Luis Queiroz Carvalho, da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri).
O encontro será virtual, aberto ao público e gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo link: formulário de inscrição.