Uern realizará III Semanário de Avaliação Institucional em abril

A Comissão Própria de Avaliação, em colaboração com a Assessoria de Avaliação Institucional, promoverá o III Semanário de Avaliação Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Com o tema “Diálogo, Ação e Corresponsabilização para a Excelência Acadêmica e o Futuro Sustentável da Sociedade”, o evento será realizado em formato híbrido, entre os dias 11 e 30 de abril.

O Semanário contará com oficinas e palestras online, além da realização de momentos presenciais nos campi, com o objetivo de apresentar e debater os resultados da última avaliação institucional, bem como espaços de diálogo e escuta sensível junto aos diversos segmentos da comunidade acadêmica.

Entre os(as) participantes externos, haverá contribuição da professora Dra. Adriana Marmori Lima, reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e representante da Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), e da professora Dra. Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O propósito central do Semanário é estimular um amplo debate sobre os processos de avaliação, tanto internos (autoavaliação) quanto externos, que ocorrem na Uern. Assim, busca apresentar aos membros da comunidade acadêmica os fluxos desses processos e ressaltar sua importância para o contínuo aprimoramento das políticas administrativas, estruturais e pedagógicas, em consonância com o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Além disso, objetiva disseminar uma cultura de avaliação, promovendo a socialização do conhecimento sobre o tema e fortalecendo a política de corresponsabilização dos envolvidos no processo avaliativo.

Para tanto, o evento foi concebido para engajar toda a comunidade acadêmica ligada à avaliação, incluindo pró-reitorias, diretorias, departamentos, núcleos docentes estruturantes, comissões setoriais de avaliação e estudantes.

Durante o Semanário, será possível compartilhar, apresentar e discutir os trabalhos de coleta e análise dos dados avaliativos, proporcionando uma compreensão abrangente do processo de avaliação e buscando alternativas de aprimoramento. Nesse sentido, o evento busca estimular uma reflexão crítica sobre a avaliação institucional, com foco na melhoria contínua e no fortalecimento da cultura avaliativa dentro da Uern.