...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza projeto “Médico por um Dia” para inspirar futuros profissionais da saúde

Neste sábado, 16, a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverá o projeto “Médico por um Dia”, iniciativa de extensão voltada para estudantes do Ensino Médio, da rede pública e privada, com o objetivo de proporcionar uma vivência prática e imersiva no universo da Medicina.

A atividade deste sábado ocorrerá das 8h às 12h e contará com a participação de 100 estudantes das escolas: Escola Estadual Aída Ramalho, Escola Estadual Prof. Abel Coelho, Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa (CEEP), Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana e Escola Estadual Moreira Dias, indicadas pela 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc).

Coordenado pelo professor Wogelsanger Pereira e aprovado via edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto busca aproximar a universidade da comunidade escolar e inspirar futuros profissionais da saúde. “O projeto atua como uma avaliação psicológica vocacional informal, permitindo que os estudantes reflitam sobre suas aptidões, interesses e expectativas em relação ao futuro profissional”, destaca o coordenador.

Os extensionistas do curso de Medicina serão responsáveis por conduzir as atividades, divididas em cinco grandes estações: Anatomia, Parasitologia, Urgências, Psicologia Médica e Semiologia. Cada módulo contará com práticas interativas, recursos lúdicos e audiovisuais, rodas de conversa sobre trajetórias profissionais e ambientes temáticos que simulam o cotidiano da carreira médica.

A seleção dos participantes foi feita pelas próprias escolas, com apoio da 12ª Direc. Cada instituição indicou 20 estudantes, seguindo critérios estabelecidos por diretores e supervisores pedagógicos. Segundo Wogelsanger, envolver escolas públicas é essencial para democratizar o acesso à universidade e reduzir desigualdades educacionais. “Queremos oferecer a oportunidade de conhecer de perto a profissão médica, despertando vocações”, afirma.

Para o coordenador, a expectativa é que a experiência impacte positivamente a trajetória acadêmica e profissional dos adolescentes. “Ao realizar essa ação, sentimos que estamos tocando sonhos e aspirações que podem influenciar o futuro desses jovens”, conclui.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram @medicoporumdia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support