...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Outubro Rosa: Uern realiza campanha para incentivar ações de prevenção e hábitos saudáveis

No mês de outubro são intensificadas as campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, através da campanha Outubro Rosa. No Brasil e no mundo, esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. 

Pensando nisso, a Uern desenvolve uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Uern), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/Uern), Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern) e Faculdade de Ciências da Saúde (Facs/Uern). O foco é incentivar exames de rotina e a adoção de hábitos saudáveis.

A programação terá início na próxima segunda-feira, 06, às 8h30, no pátio da Reitoria da Uern, onde a médica ginecologista e obstetra, profa. Dra. Cristianny Cardoso falará sobre a campanha e a importância da prevenção. Na ocasião, também haverá oficina de mandala terapêutica e práticas integrativas

No dia 08, haverá e cortes de cabelo com a profissional Gleiciane Medeiros, incentivando a doação dos fios.

Já no dia 14 de outubro acontecerá a Roda de Conversa: Direitos Sexuais e Reprodutivos, com a enfermeira Hosana Mirelle, a partir das 8h30, no Centro de Convivência, no Campus Mossoró. Nessa data haverá também mais uma ação de corte de cabelo. Dessa vez, será na sede da Prae, com a profissional Cláudia Guimarães.

No dia 16 de outubro, serão oferecidas práticas integrativas de massagem, ventosaterapia, auriculoterapia, aromaterapia e cromoterapia, na sala multiuso da Biblioteca, no campus Mossoró.

No dia 22, na sede da Prae, haverá atendimento nutricional com bioimpedância, com a nutricionista Profa. Lívia Azevedo.

Por fim, no dia 23 de outubro, acontecerão consultas ginecológicas e realização de exames preventivos com estudantes da Residência Universitária, também na Prae. Todas as atividades desenvolvidas pela Uern dentro da campanha Outubro Rosa são gratuitas e têm como público-alvo sua comunidade acadêmica.

Incidência do Câncer de Mama acende alerta para a prevenção

Dados do Painel Oncologia Brasil, analisados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), indicam que mais de 108 mil mulheres com menos de 50 anos foram diagnosticadas com câncer de mama no Brasil no período entre 2018 e 2023. Isso significa que uma em cada três mulheres nessa faixa etária foi diagnosticada com a doença.

O levantamento mostra ainda que, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2023, o Brasil registrou mais de 319 mil diagnósticos de câncer de mama, sendo 157,4 mil em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária atualmente recomendada para o rastreamento.

A prevenção ao câncer de mama é fundamental porque permite a detecção precoce, aumentando as chances de cura e consequentemente diminuindo a mortalidade.

Veja a programação alusiva ao Outubro Rosa:

06/10, às 8h30 – Abertura, oficina de mandala terapêutica, práticas integrativas e corte de cabelo – Reitoria da Uern

14/10, às 8h30 – Roda de Conversa: Direitos Sexuais e Reprodutivos (Centro de Convivência) e corte de cabelo (Prae)

16/10, 18h às 21h – Práticas integrativas – Prae.

22/10, 8h às 12h – Atendimento nutricional – Prae.

23/10, 7h30 – Consulta ginecológica e exame preventivo – Prae.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support