No mês de outubro são intensificadas as campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, através da campanha Outubro Rosa. No Brasil e no mundo, esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma.
Pensando nisso, a Uern desenvolve uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Uern), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/Uern), Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern) e Faculdade de Ciências da Saúde (Facs/Uern). O foco é incentivar exames de rotina e a adoção de hábitos saudáveis.
A programação terá início na próxima segunda-feira, 06, às 8h30, no pátio da Reitoria da Uern, onde a médica ginecologista e obstetra, profa. Dra. Cristianny Cardoso falará sobre a campanha e a importância da prevenção. Na ocasião, também haverá oficina de mandala terapêutica e práticas integrativas
No dia 08, haverá e cortes de cabelo com a profissional Gleiciane Medeiros, incentivando a doação dos fios.
Já no dia 14 de outubro acontecerá a Roda de Conversa: Direitos Sexuais e Reprodutivos, com a enfermeira Hosana Mirelle, a partir das 8h30, no Centro de Convivência, no Campus Mossoró. Nessa data haverá também mais uma ação de corte de cabelo. Dessa vez, será na sede da Prae, com a profissional Cláudia Guimarães.
No dia 16 de outubro, serão oferecidas práticas integrativas de massagem, ventosaterapia, auriculoterapia, aromaterapia e cromoterapia, na sala multiuso da Biblioteca, no campus Mossoró.
No dia 22, na sede da Prae, haverá atendimento nutricional com bioimpedância, com a nutricionista Profa. Lívia Azevedo.
Por fim, no dia 23 de outubro, acontecerão consultas ginecológicas e realização de exames preventivos com estudantes da Residência Universitária, também na Prae. Todas as atividades desenvolvidas pela Uern dentro da campanha Outubro Rosa são gratuitas e têm como público-alvo sua comunidade acadêmica.
Incidência do Câncer de Mama acende alerta para a prevenção
Dados do Painel Oncologia Brasil, analisados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), indicam que mais de 108 mil mulheres com menos de 50 anos foram diagnosticadas com câncer de mama no Brasil no período entre 2018 e 2023. Isso significa que uma em cada três mulheres nessa faixa etária foi diagnosticada com a doença.
O levantamento mostra ainda que, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2023, o Brasil registrou mais de 319 mil diagnósticos de câncer de mama, sendo 157,4 mil em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária atualmente recomendada para o rastreamento.
A prevenção ao câncer de mama é fundamental porque permite a detecção precoce, aumentando as chances de cura e consequentemente diminuindo a mortalidade.
Veja a programação alusiva ao Outubro Rosa:
06/10, às 8h30 – Abertura, oficina de mandala terapêutica, práticas integrativas e corte de cabelo – Reitoria da Uern
14/10, às 8h30 – Roda de Conversa: Direitos Sexuais e Reprodutivos (Centro de Convivência) e corte de cabelo (Prae)
16/10, 18h às 21h – Práticas integrativas – Prae.
22/10, 8h às 12h – Atendimento nutricional – Prae.
23/10, 7h30 – Consulta ginecológica e exame preventivo – Prae.