Nesta quinta-feira, 10, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu mais uma ação voltada ao bem-estar da comunidade acadêmica: o Mutirão da Cidadania. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Mossoró e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep/RN), ofertou serviços como emissão da nova carteira de identidade, carteira do idoso, carteira da pessoa com deficiência (PcD), além de orientações sobre o CadÚnico.
A ação integrou a programação do Abril Verde, mês que simboliza a luta pela segurança e saúde no trabalho. “É uma programação em parceria com o Itep e a Prefeitura, no ensejo do Abril Verde. Nesse ambiente, os servidores se sentem mais acolhidos e isso impacta o bem-estar”, destacou o vice-reitor da Uern, Chico Dantas. Ele também fez questão de reconhecer o empenho da equipe organizadora, especialmente da servidora Isabel, e ressaltou que o público-alvo da ação abrange toda a comunidade da Uern, incluindo os trabalhadores terceirizados. “Também se insere no programa Uern Vida Saudável, que foca na qualidade de vida da nossa comunidade”.
Para o chefe do setor de convênios do Itep, Canindé Barbalho, a parceria com a Universidade reforça o compromisso do órgão com a cidadania. “O Itep tem sido um grande parceiro das instituições, e com a Uern não é diferente. É uma parceria que a gente já tem consolidada com a Universidade”, afirmou. Ele também explicou que a nova carteira de identidade traz mais segurança para a população.
A diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV), Bianca Valente, destacou o impacto positivo da ação sobre a saúde mental dos servidores. “A importância disso aí é o mutirão da cidadania, porque a gente sabe que essas ações também colaboram para a questão da saúde mental do servidor. Ao invés dele estar procurando os serviços, a gente tem essa facilidade de trazer para dentro da Universidade e prestar mais um serviço de responsabilidade social para com a nossa comunidade uerniana.”
A atividade foi mais uma demonstração do compromisso da Uern em promover cidadania e bem-estar à sua comunidade, ampliando o acesso a serviços fundamentais de forma prática, acolhedora e solidária.
Fotos: Nathan Figueiredo/Uern